Máscaras transparentes: adaptação
O Setor Pedagógico Institucional- SPI do UniFOA faz um acompanhamento constante dos alunos em busca de identificação e atendimento às necessidades dos estudantes, no ambiente acadêmico. Desta vez, encontrou-se a necessidade de facilitar a comunicação entre professor e aluno, enquanto as aulas são aplicadas. Cumprindo os protocolos da prevenção do COVID-19, ainda se faz necessário o uso de máscaras em ambientes fechados e com determinado número de pessoas. Para isso, o setor realizou a aquisição de máscaras transparentes para que a leitura labial pudesse ser feita, facilitando assim a comunicação dentro de sala de aula. Os professores que lecionam para alunos com dificuldade auditiva receberam o material em março.
Segundo Maria das Graças Lima, pedagoga do setor, no início do semestre alguns alunos puderam manifestar pontos importantes relacionados à alteração de saúde, deficiência, transtorno de aprendizagem e outras demandas específicas para que adaptações pudessem ser feitas.
Laváveis e reutilizáveis, as máscaras ajudarão a quebrar uma barreira importante em sala de aula. “Foi num desses encontros que, conversando com dois estudantes que apresentam deficiência auditiva, viu-se a possibilidade do uso, por parte dos professores, das máscaras transparentes para remoção de barreiras comunicativas, promovendo a inclusão”, explicou.