Em comemoração ao Outubro Rosa, a Liga de Saúde da Mulher e da Criança (LASMC), formada por acadêmicos do curso de Enfermagem, do UniFOA realizou uma palestra com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O evento, que trouxe um espaço de aprendizado e discussão, teve como palestrante Gabriela Souza, egressa da graduação e da própria Liga, fortalecendo a ligação entre estudantes e profissionais que já atuam na área.
A professora Márcia Bastos, orientadora da LASMC, destacou o envolvimento da diretoria da Liga em sempre oferecer eventos significativos para o desenvolvimento dos futuros profissionais:
“Foi um momento muito especial. A presença de um egresso como palestrante reforça a ligação entre o que é aprendido na graduação e a prática profissional. É importante ver que esses encontros despertam o interesse e comprometimento dos alunos com temas essenciais para sua formação.”
A palestra, realizada de forma dinâmica e interativa, foi muito bem recebida pelos estudantes. Para Jhennyfer Machado Alves, aluna de Enfermagem, a experiência foi revelada:
“Foi uma aula como eu ainda não tinha visto, muito dinâmica e cheia de conhecimento prático. Fiquei empolgada ao ver o quanto o toque e o preventivo fazem diferença. A Liga nos trouxe um aprendizado que ainda não vimos na faculdade, ampliando meu conhecimento sobre o Outubro Rosa, o preventivo e o câncer de colo de útero. Espero por mais aulas como essa!”
A LASMC busca constantemente enriquecer o aprendizado dos alunos, proporcionando divulgação e práticas que vão além da teoria. Essa iniciativa reforça o papel da liga em promover o desenvolvimento de competências e conscientização sobre temas fundamentais, formando os acadêmicos para um futuro em que poderá transformar o aprendizado em ações concretas e humanizadas em prol da saúde da mulher.
O evento é mais um exemplo de como as ligas acadêmicas contribuem na construção de uma base sólida de conhecimentos e experiências, permitindo que os futuros profissionais compreendam, desde cedo, o valor de cada exame preventivo e da conscientização sobre o cuidado integral com a saúde feminina.