Mais de uma década de Semana da Comunicação, 15 anos de existência dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA. A história do curso mais comunicativo do Centro Universitário de Volta Redonda está avançando anos de ensino de qualidade e competência. Aconteceu, como ocorre anualmente, a Semana da Comunicação, em sua 12ª edição na semana passada. Nos dias 20 e 21 de outubro, alunos e professores receberam no Auditório William Monachesi, no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços palestras de grandes profissionais da área.
Para a abertura do evento, o coordenador do curso, Douglas Gonçalves falou brevemente e foi iniciada a sessão Cine Clube, com reprodução do documentário “Crônicas da Demolição”, do diretor Eduardo Ades, roteirista e produtor de cinema, que em seguida palestrou online para os presentes.
O filme aborta e investiga a controversa demolição do Palácio Monroe, o antigo prédio do Senado Federal no Rio de Janeiro, decretada pelo presidente Ernesto Geisel no período militar, o documentário revela os jogos de poder que determinam os destinos de cidades até hoje.
Para Douglas, a semana tem um caráter especial. “A celebração do nosso curso e sempre a comemoração da inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho. Temos um destaque também, o retorno da nossa Semana da Comunicação de forma presencial”, após tempos difíceis de pandemia.
Eduardo é realizador dos longas documentais “Barragem” (2021), “Torquato Neto – Todas as horas do fim” (2017) e “Crônica da demolição” (2015); e do curta de ficção “A Dama do Estácio” (2012). Produtor de “Mata” (Fábio Nascimento e Ingrid Fadnes, 2020), “Yorimatã” (Rafael Saar, 2014), “Morro dos Prazeres” (Maria Augusta Ramos, 2013) e diversos curtas.
Já na sexta-feira, última dia da celebração, os participantes receberam Diego Capelari e Flávio Zulu, Diretor de Imagem da TV Globo e Motion Designer/Fotógrafo de Moda, respectivamente.
O futuro jornalista, Daniel Fialho Ferreira, cursa o 3º ano de Jornalismo e esteve nos dois dias. Encontrou no evento um aprendizado que transcende a sala de aula. “Foi ótimo! Uma vez que o conhecimento e a experiência adquirida serão de grande utilidade para mim enquanto jornalista e estarão durante toda a minha vida”. Daniel ainda agradeceu a instituição por fomentar ações como essas “Gostaria que o UniFOA continuasse a produzir eventos desse tipo, visto sua importância e relevância. As palestras foram de grande valia tanto para o âmbito profissional quanto para o pessoal”.