A alegria e a emoção marcaram o clima do Jantar Solidário em homenagem ao Dia das Mães e que reuniu cerca de 100 moradores do bairro Três Poços, nessa terça-feira (14), no Campus Olezio Galotti do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). O evento foi fruto da parceria entre o Escritório da Cidadania e o curso de Nutrição e contou ainda com a participação da associação sem fins lucrativos Projeto Amor em Ação. Esta terceira edição do projeto serviu 200 saborosas refeições, que foram muito apreciadas pelos convidados.
O jantar foi servido no refeitório do curso de Medicina, a partir das 19h, e teve a colaboração de 28 alunos do curso de Nutrição, além do coordenador do curso, professores e funcionários da instituição. Tudo para deixar o jantar impecável para os participantes, envolvendo duas semanas de trabalho, entre a escolha do cardápio, aquisição dos produtos alimentícios e elaboração da comida. Como foi feita uma quantidade grande de alimentos, os alunos se dividiram em equipes e o trabalho levou o dia todo.
De acordo com a professora Paula Leoni, que liderou a equipe, mais uma vez a escolha levou em conta a praticidade, o baixo custo e o alto poder nutritivo.
“Desta vez escolhemos o yakisoba, trazendo o paladar diferente da culinária chinesa, mas que leva carboidrato (macarrão), proteína (frango) e hortaliças (legumes e verduras), além de temperos como óleo de gergelim, molho shoyo, gengibre, alho e cebola. Foi uma grade novidade, pois a maioria não conhecia e fez sucesso. Os ingredientes foram angariados pelos alunos e pela Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lasan), através de rifas de cestas de café da manhã que foram doadas. A sobremesa foi sorvete e servimos ainda sucos”, salientou.
Refeições preparadas com amor e solidariedade
Para o coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto, o evento pode ser traduzido não apenas pelo alimento em si, mas pelo carinho e receptividade para os que mais precisam de atenção.
“Desde o início do projeto, a intenção é atender o corpo físico, mas também cuidamos da alma, através da atenção e do carinho, pois procuramos conversar e ouvir a todos, tentando ajudar quando for necessário”, disse.
De acordo com o coordenador do curso de Nutrição, Alden dos Santos, esse projeto é importante para os estudantes, que estão sempre empolgados em colaborar com muitas ideias. “Todo esse planejamento está sendo visto como um laboratório prático para a nossa unidade móvel, que vai distribuir comida saudável à população em situação de rua em pontos diferenciados da cidade. Mas já estamos pensando no próximo Jantar Solidário”, afirmou.
O aluno 6º período do curso de Nutrição e integrante da Lasan, Wadrian Antônio Oliveira Silva, falou em nome dos participantes e, visivelmente emocionado, explicou que esse projeto pode ser traduzido como uma experiência gratificante: “Poder ajudar ao próximo e estar perto de pessoas que precisam de mais atenção é muito bom, e esse jantar social nos oferece a oportunidade da doação, da solidariedade”.
Para o presidente da associação sem fins lucrativos Projeto Amor em Ação, Douglas José da Silva, “este é o nosso terceiro jantar solidário no UniFOA e não tem prazer maior do que ver a alegria nos olhos das mães homenageadas e das crianças, que adoram vir aqui. O cardápio de hoje foi uma maravilha, pois a maioria não conhecia o yakisoba, mas adoraram o sabor. Eles vêm, se alimentam e ainda querem levar para os familiares em casa, pois é difícil ter uma refeição disponível e com essa qualidade”, comemorou.