Na próxima quinta-feira, 9 de novembro, o UniFOA através do Escritório da Cidadania, realizará a IX Semana da Promoção da Igualdade Racial. O evento, que foi suspenso devido à pandemia, retorna ao calendário anual e promete ser marcante. A programação terá início às 9h30 no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, com apresentações étnicas, seguidas de palestras e debates.
Destacando a importância da iniciativa, a presidente da Acquelerj (Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro), Ana Beatriz Bernardes Nunes, e o defensor público, Dr. José Roberto Fani Tambasco, estarão presentes no encontro.
Dario Aragão, idealizador e organizador do evento, enfatizou que a IX Semana da Promoção da Igualdade Racial é uma luta em prol das minorias, incluindo quilombolas, caiçaras, indígenas e outros grupos que enfrentam discriminação racial diariamente.
“A Bia Nunes vai falar sobre lideranças quilombolas, abordar políticas públicas e abrir espaço para esse grande debate”, disse Dario.
A programação incluirá uma apresentação de dança e coral, que promete ser um momento encantador. Dario acrescentou: “Também teremos o privilégio de receber os curumins, dez crianças indígenas da Aldeia Itaxim Guarani M’Bia Paraty Mirim, juntamente com o Cacique Pedro, que falarão sobre a cultura indígena”.
O evento será aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral, com o apoio da Defensoria Pública da União. É uma oportunidade de participar de um importante debate em prol da igualdade racial e da valorização das culturas minoritárias.