Grupo de estudo: veja como você pode organizar o seu

Se você está pensando em estudar sozinho para o vestibular, saiba que existem várias maneiras de melhorar seu aprendizado, e uma delas é formar um grupo de estudo. Essa opção também pode ser muito útil para ajudar nos estudos depois que você entrar na faculdade.

Neste post, vamos falar sobre as vantagens de montar um grupo de estudo e como fazer isso. Você vai conhecer algumas dicas essenciais para organizar seu aprendizado em grupo e ter ótimos resultados nas provas. Vamos lá!

Vantagens do grupo de estudo

Estudar sozinho tem suas vantagens, como a liberdade de escolher como e quando estudar. No entanto, se você não tiver disciplina, pode acabar não rendendo o esperado. Por isso, formar um grupo de estudo pode ser muito útil.

Além de tornar o aprendizado mais dinâmico, um grupo de estudo oferece vários benefícios, como:

  • Troca de conhecimentos
  • Compromisso com os colegas e com os estudos
  • Maior interação entre os participantes
  • Melhor memorização dos conteúdos discutidos
  • Aprendizado a partir das dúvidas dos outros
  • Oportunidade de debater temas e entender diferentes opiniões
  • Maior motivação para estudar

Com um grupo, fica mais fácil aprender e se manter focado!

Como organizar um grupo de estudo?

Agora que você já sabe quais são as vantagens de estudar com outras pessoas, descubra o que é preciso considerar na hora de montar um grupo de estudo!

Escolha o local ideal para os encontros

O ambiente pode influenciar de forma positiva ou negativa a concentração do grupo e, por consequência, o rendimento nos estudos. Portanto, defina um local adequado, com pouco barulho e movimentação e o mínimo possível de distrações. Outro ponto importante é a facilidade de acesso para todos os integrantes.

Delimite o tamanho do grupo

Grupos grandes podem ter muita dispersão e até formação de subgrupos, as famosas “panelinhas”. Nesse caso, o ideal é trabalhar com equipes de, no máximo, 5 pessoas. Assim, todos conseguem manter o foco e a concentração nas reuniões. Além disso, um número limitado de participantes permite a interação de todos, sem provocar timidez na hora de se expressar.

Tenha critérios para escolher os participantes

Para ter bons resultados, é preciso que todos estejam igualmente interessados. Então, tenha bastante cautela na hora de convidar os possíveis participantes para o seu grupo de estudo. Escolha pessoas comprometidas, que tenham algo a acrescentar e que realmente queiram focar no aprendizado, e não somente fazer parte de uma galera que se encontra ocasionalmente.

Planeje as pautas dos encontros

Para não perder tempo nas reuniões definindo qual tema vocês vão estudar, tenha sempre um planejamento dos conteúdos que serão vistos em cada encontro. Faça esse cronograma em conjunto com a equipe, para que todos se sintam responsáveis pelo andamento do grupo. Com esse método de estudo, fica mais fácil gerenciar o tempo e conseguir um desempenho eficiente em todas as disciplinas.

Conclusão

Além das dicas para aprender a montar um grupo de estudo, também é válido recorrer aos bons hábitos para deixar o cérebro ativo. Alimentação saudável, sono de qualidade e prática de exercícios físicos são ótimas formas de manter a mente apta para suas funções. Com essas recomendações e muita dedicação, é certo que você vai aumentar suas chances de se dar bem nas provas. Boa sorte!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas