Golpes Virtuais é tema de podcast gravado por alunos do curso de Direito

podcast

Estudantes do 1º período do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) participaram de uma atividade prática inovadora na última terça-feira (17), que envolveu a gravação de podcasts sobre Golpes Virtuais. A atividade ocorreu nos Estúdios FOA e foi parte de uma proposta interdisciplinar, integrando as disciplinas Prática da Comunicação e Metodologia Científica, ministrada pela professora Rebeca Baltazar, e Juizado Especial Aplicado ao Direito do Consumidor, da professora Daniele do Amaral.

De acordo com a professora Rebeca Baltazar, responsável pelo acompanhamento dos alunos, a iniciativa surgiu da necessidade de desenvolver as habilidades de comunicação dos futuros advogados, alinhando-as às demandas contemporâneas do mercado, que envolve, cada vez mais, a produção de conteúdo audiovisual.

Além disso, Rebeca destacou a importância de trabalhar com os alunos os diferentes tipos de comunicação, adequando-os aos variados contextos profissionais do Direito. “Durante as aulas, discutimos a comunicação verbal e não verbal, e a importância de adaptar a linguagem ao meio. Por exemplo, a forma como um advogado se comunica com um cliente é muito diferente da forma como ele se apresenta diante de um juiz ou elabora uma peça processual. Precisamos desenvolver essas competências ao longo da graduação”, completou a professora.

Experiência Apropriada e Atual

Os alunos também expressaram sua satisfação com a atividade. Anthoniel Pereira, destacou a relevância da experiência: “Achei a proposta do podcast extremamente inovadora e relevante. A iniciativa de utilizar essa plataforma para discutir temas jurídicos contemporâneos e compartilhar conhecimentos é uma excelente forma de complementar o aprendizado teórico com debates práticos e dinâmicos.”

Ele também elogiou o processo de gravação, desde o planejamento até a execução: “Todo o processo foi conduzido de maneira profissional e organizada. A equipe de produção foi muito acolhedora e prestativa, o que facilitou a adaptação ao formato do podcast. A interação com os colegas e a professora durante a gravação permitiu a troca de ideias e a construção de um diálogo construtivo.”

Anthoniel ainda reforçou a importância da iniciativa para a formação acadêmica: “Acredito que essa experiência tem grande potencial para continuar contribuindo para a formação dos alunos de Direito, promovendo o debate e a reflexão sobre temas importantes da área jurídica.”

Projeto Integrado

A gravação dos podcasts também faz parte do Projeto Integrado “Consumidor Consciente” deste semestre, que tem como uma das temáticas os Golpes Digitais. O material produzido será utilizado na elaboração de uma cartilha sobre o assunto, e os ouvintes poderão acessar os episódios por meio de um QR Code.

Essa ação interdisciplinar reforça o compromisso do UniFOA em proporcionar aos seus estudantes uma formação que une teoria e prática, preparando-os para os desafios da carreira jurídica em um mundo cada vez mais digital.