Representantes da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda se reuniram para formalizar uma importante parceria, que visa beneficiar mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O encontro ocorreu na sede da SMDH, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, e marcou o início de uma colaboração que oferecerá oportunidades de emprego na FOA para essas mulheres.
A reunião contou com a presença de Tiago Amorim, assessor de Conformidade Regulatória da FOA; Glória Amorim, secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos; além de Juliana Rodrigues, chefe de Gabinete da SMDH, Patrícia Vieitas, assessora do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), e Kátia Teobaldo, assessora de Promoção de Políticas para Mulheres.
A iniciativa tem como objetivo não apenas a geração de renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade, mas também o fortalecimento da rede de atendimento municipal. De acordo com Tiago Amorim, o apoio da FOA à causa foi fundamental para viabilizar a parceria. “A parceria somente foi possível pelo total apoio do nosso presidente, Eduardo Prado, e da nossa reitora, professora Ivanete Oliveira, além do trabalho conjunto dos setores e divisões da FOA e UniFOA. A iniciativa está totalmente alinhada aos valores da nossa instituição”, comentou Tiago.
Glória Amorim, secretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, destacou o impacto positivo da iniciativa no processo de recuperação dessas mulheres, que muitas vezes enfrentam, além da violência, dificuldades para retomar suas vidas com autonomia. “As mulheres sofrem assédio e violência, e se a Fundação tem o interesse de ajudar, tornando-se parte da nossa rede oficial de atendimento, é uma ação muito bem-vinda. Essa atitude fortalece ainda mais nossa rede municipal. Temos também o Projeto Mulheres Mãos à Obra, que capacita mulheres na construção civil, e agora, com essa parceria com a FOA, poderemos expandir e aprofundar ainda mais essa colaboração.”
A parceria entre a FOA e a SMDH representa um avanço significativo na luta contra a violência doméstica em Volta Redonda. Ao disponibilizar vagas de emprego para as mulheres atendidas pela rede de apoio, a FOA não só contribui para a geração de renda, mas também ajuda a promover a autoestima e a independência financeira dessas mulheres, oferecendo-lhes uma nova chance de reconstruir suas vidas.
Essa união entre a FOA e a SMDH é mais um passo importante na construção de políticas públicas que promovam a autonomia oferecendo novas perspectivas e caminhos para a superação de desafios pessoais e profissionais.