FOA é reconhecida como Entidade Amiga do Autista pela Prefeitura de Pinheiral

Entidade Amiga do Autista FOA

Na última sexta-feira (04), a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) recebeu o Selo “Entidade Amiga do Autista”, honraria concedida pela Prefeitura de Pinheiral. O encontro de entrega do selo ocorreu na sala da presidência, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, reuniu o prefeito Luciano Muniz, seu secretariado, representantes da MRS Logística e membros da gestão da instituição.  

A concessão do selo foi dada pela iniciativa da instituição em promover um projeto de extensão ofertando aulas de natação adaptada para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo inclusão e desenvolvimento físico e social. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a FOA, a Secretária Municipal de Saúde e MRS Logística, empresa responsável pela doação e instalação do novo sistema de aquecimento da piscina – equipamento essencial para garantir o conforto térmico necessário às aulas de natação adaptada. O projeto, idealizado por Silvio Vilela, coordenador da Educação Física do UniFOA, é conduzido pela professora Christiane Junqueira e conta com o apoio de estagiários do curso, reforçando o papel da Instituição na promoção da inclusão e da responsabilidade social.

Para o prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, a parceria simboliza um avanço importante nas políticas públicas de inclusão. “A entrega desse selo representa um marco para nossa cidade, especialmente para as crianças com TEA e suas famílias. A parceria com a FOA e a MRS reforça nosso compromisso com o bem-estar da população. Precisamos de instituições e empresas que compartilhem dessa visão coletiva de cuidado e desenvolvimento social.”, afirmou. 

Priscila Fernandes, analista de relacionamento institucional da MRS, destacou o impacto do trabalho conjunto: “Parcerias como essa, que envolvem o poder público, o setor acadêmico e o setor privado, são fundamentais. A MRS se orgulha de ter contribuído para a viabilização do projeto com a doação do novo aquecedor. Ficamos muito felizes em sermos reconhecidos como ‘Empresa Amiga do Autista’, pois essa iniciativa está alinhada aos nossos valores de inclusão, diversidade e apoio às comunidades vizinhas. Sabemos que essa ação irá transformar positivamente a vida das crianças e de suas famílias.” 

A professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, enfatizou que o selo é o reconhecimento de um compromisso institucional de longa data com a inclusão: “A conquista desse selo reflete diretamente um histórico consistente de ações alinhadas às políticas públicas inclusivas. Já recebemos o selo da ONU, por fomentar políticas de diversidade, e o de ‘Amiga da Mulher’, em virtude das políticas de gênero que promovemos.” 

“Em relação às pessoas com TEA, nossa atuação inclui desde a escuta ativa dos docentes e a adoção de metodologias ativas, até a produção de materiais específicos, como um guia pedagógico elaborado por mim e uma orientanda do nosso Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, que tem sido referência na formação de professores”, completou Ivanete. 

Segundo a reitora, tais práticas não apenas reconhecem as singularidades da população autista, mas também transformam o ambiente universitário em um espaço de pertencimento: “Trabalhamos com a perspectiva do paradigma inclusivista, que compreende o TEA como expressão da diversidade humana, rompendo com a visão biomédica tradicional. Nossas ações impactam não apenas os estudantes, mas toda a comunidade acadêmica e, por consequência, o tecido social. A FOA se compromete com a formação contínua de professores, políticas de acolhimento, suporte psicopedagógico e projetos interdisciplinares voltados ao público com TEA.” 

Para Eduardo Prado, presidente da Fundação Oswaldo Aranha, essa certificação reforça o compromisso da instituição com a inclusão e a responsabilidade social. “Receber este selo é um reconhecimento do esforço contínuo da FOA em proporcionar um ambiente acolhedor e acessível a todos. Projetos como esse nos motivam a expandir nossas iniciativas e fortalecer ainda mais a conexão com a comunidade”, destaca. 

A entrega do Selo “Entidade Amiga do Autista” simbolizou mais do que uma homenagem: consolidou um esforço coletivo, multidisciplinar e interinstitucional que alia educação, saúde e responsabilidade social. A parceria entre instituição de ensino, poder público e setor privado demonstra que, quando diferentes setores trabalham em conjunto, é possível construir um futuro mais justo, acessível e inclusivo para todos.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas