Na tarde de ontem, 27, os professores do UniFOA, Luiz Antônio Neves e Alessandro Orofino, tomaram posse na Fundação Estatal de Atenção Básica e Ambulatorial Especializada – FESABE de Volta Redonda no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto. A criação da Fundação Estatal de Saúde é uma estratégia da prefeitura para resolver problemas estruturais do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, visando agilizar os processos de gestão e administração para aprimorar a assistência à saúde prestada.
A fundação é caracterizada como uma fundação pública, com personalidade jurídica de direito privado e fará parte da administração pública indireta, vinculada à Secretária Municipal de Saúde (SMS), para efeito da orientação, coordenação e supervisão secretarial de que trata o inciso I do art. 148 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.
A secretária de saúde de Volta Redonda, Conceição de Souza Rocha, expressou sua gratidão ao prefeito por acreditar no trabalho desenvolvido por sua equipe e por mais uma vez investir significativamente na saúde e nas melhorias para os munícipes.
O prefeito, em sua fala, enfatizou que a Fundação desempenhará um papel crucial na melhoria da qualidade do atendimento à saúde no município.
“Há três anos, reassumimos a prefeitura e encontramos uma Saúde totalmente desestruturada. Conseguimos avançar muito, e com a implantação da Fundação Estatal de Saúde, começamos uma nova fase, sempre pensando em uma saúde de qualidade para a população”, disse o prefeito.
Indo além, expressou sua visão ambiciosa de transformar Volta Redonda em referência estadual em serviços de saúde.
O Dr. Luizinho, como é conhecido, que é coordenador adjunto do curso de Medicina elogiou a criação da fundação e destacou sua importância para a cidade. “A criação dessa Fundação é um marco na história da cidade, demonstrando cuidado com a população e valorização da vida. Estou honrado como representante da FOA, parceira constante do município, vamos ajudar a transformar a FESABE numa experiência de sucesso a ser copiada por outros municípios” em fazer parte desse projeto”, disse Luizinho.
Já Orofino, assessor especial da presidência da FOA, destacou a oportunidade de representar a força da instituição e contribuir para propor modelos inovadores para a gestão da saúde em Volta Redonda, atuando como membro suplente na FESABE junto ao competente Dr. Luizinho. “Essa é uma parceria que promete impulsionar iniciativas inovadoras para o sistema de saúde municipal”, disse Alessandro.
Ainda prestigiaram a cerimônia os secretários municipais de Fazenda, Vinícius Arbach, e de Administração, Cláudio Franco; o vereador Ednilson Vampirinho; o presidente da FOA, Eduardo Prado; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Carbogim Maciel.