Estudo intercalado: o que é, como aplicar e por que ele melhora o rendimento

Estudar por muitas horas seguidas pode parecer a melhor estratégia na preparação para provas importantes, como o ENEM ou os vestibulares. No entanto, longas jornadas de estudo sem pausas estratégicas podem ser exaustivas — e, com o cansaço, o rendimento e a concentração tendem a cair. Para evitar isso, técnicas como o estudo intercalado vêm ganhando espaço entre estudantes que desejam mais foco, produtividade e equilíbrio.

Segundo o portal Educa Mais Brasil, o estudo intercalado é uma forma eficaz de manter a mente ativa e facilitar a fixação do conteúdo ao alternar disciplinas durante a rotina. Se você busca uma preparação mais saudável, vale conferir também nosso post sobre saúde mental e bem-estar, com orientações que podem transformar sua rotina de estudos.

Neste conteúdo, você vai entender como aplicar o estudo intercalado no seu dia a dia e como montar um cronograma que favoreça o seu desempenho. Boa leitura!

Estudo intercalado: o que é e como funciona?

Nosso cérebro consegue se concentrar por cerca de 50 a 60 minutos. Depois disso, focar em um mesmo assunto ou atividade fica difícil, o que faz com que o desvio de foco comece. Dessa forma, para que não se perca o aproveitamento, uma das propostas é que os estudantes façam o estudo intercalado.

Basicamente, ele consiste em você estudar diferentes tópicos, em vez de ficar várias horas em apenas um. O objetivo de aplicar essa técnica é maximizar o foco, por meio do reinício do ciclo de atenção. Assim, o rendimento é maior.

Afinal, o cérebro leva 23 minutos para voltar a atenção ao que estava fazendo, depois de uma distração. Aliás, como elas são muitas, especialmente nas redes sociais, aplicar uma técnica de concentração pode fazer a diferença.

Quais as vantagens do estudo intercalado?

Usando uma boa organização para a aplicação do estudo intercalado, você consegue aproveitar as melhores vantagens dessa técnica. Saiba algumas delas a seguir!

1. Produtividade

Como produzir mais é uma questão discutida em todos os lugares hoje em dia, seja na escola, no trabalho ou em um projeto pessoal.

Com o estudo intercalado, ela pode ser otimizada, já que você direciona o cérebro para renovar a atenção. Dessa forma, e com força de vontade, é possível resistir às distrações e dar conta de tudo o que planejou em seu calendário.

2. Economia de tempo

Você viu acima quanto tempo se perde para retomar o foco. Somando cada visita no Instagram a cada hora, vai notar que poderia ter terminado de estudar bem mais cedo.

Portanto, uma das vantagens do estudo intercalado é economizar tempo com o que não é importante para aquele momento.

3. Fixação do conteúdo

Você vai precisar aprender e fixar diferentes conteúdos. Nesse caso, o estudo intercalado ajuda porque o cérebro focado memoriza melhor o que está vendo ali. Afinal, se estiver lendo um texto, mas com a cabeça em outro lugar, nada vai adiantar passar horas com um mesmo material.

O que considerar para montar o seu cronograma?

Agora que você sabe o que é e como funciona o estudo intercalado, confira algumas dicas para estudar com ele montando o seu cronograma ideal!

  • Defina quantas horas consegue estudar por dia, considerando os seus outros compromissos e o horário em que rende mais;
  • Escolha apenas algumas matérias para estudar a cada dia, podendo alternar entre fáceis e difíceis para você, além de disciplinas em diferentes categorias, como inglês e física;
  • Acrescente tempo de pausa entre uma e outra matéria, por exemplo, aqueles dez minutos para comer, ir ao banheiro e relaxar um pouco;
  • Utilize outras técnicas em conjunto, como fazer suas próprias anotações sobre o que entendeu da matéria, em vez de apenas copiar o texto.

Conclusão

O estudo intercalado é uma técnica simples, mas extremamente eficaz para quem deseja melhorar o rendimento nos estudos sem comprometer a saúde mental. Alternar disciplinas ao longo do dia ajuda a manter o foco, evitar o cansaço excessivo e melhorar a fixação do conteúdo.

E lembre-se: disciplina, equilíbrio e pausas estratégicas são tão importantes quanto o conteúdo em si. Teste essa estratégia, adapte ao seu ritmo e comece a estudar de forma mais inteligente!

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas