Aprendizado na prática: estudantes do UniFOA gerenciam empresas simuladas

empresas

Os estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) finalizaram a disciplina de Jogos de Empresas II, ministrado pelo professor Eduardo Carreiro. Na última aula da disciplina, realizada no último dia 19, de maneira remota pelo Microsoft Teams, os alunos apresentaram os resultados e estratégias finais realizados no curso durante o semestre, que tinha o intuito de potencializar competências cruciais para os setores de empreendedorismo, como finanças, logística e contabilidade.

Ao longo da realização de cada trabalho, os discentes do 7º período foram divididos em seis equipes, de quatro a cinco componentes, e gerenciaram uma empresa simulada, uma fábrica de skate. Essa fábrica poderia vender para as seis regiões do Brasil e para outros países. Os nomes das empresas eram MCRV, C2PK, FLY Skate, Legendary SK8, Tudo ou Nada e Manobra Urbana.

Cada aluno exerceu uma função gerencial na organização, seja como CEO, Diretor Financeiro, Diretor de Marketing, Diretor de RH ou até mesmo Diretor de Produção, possibilitando também a compreensão, na prática, como cada uma das áreas de conhecimento se interrelacionam. A empresa Manobra Urbana, composta por Luiza Vidigal (CEO), Brener Tadeu (Gestor Financeiro), Filipe Guimarães (Gestor de Marketing), Pedro Henrique (Gestor de Produção) e Roberta Araújo (Gestora de RH) foi a grande vencedora da atividade. Roberta explicou que a proposta potencializou seu aprendizado, tanto profissionalmente, como academicamente.

Leia também:  Crianças do projeto Guarda Mirim visitam Campus Olezio Galotti

“As atividades realizadas durante a disciplina ampliaram significativamente meu conhecimento na área de contábeis, pois pude aplicar teorias de administração, finanças e recursos humanos, contabilidade e até marketing de maneira prática. Além disso, interagir com colegas de equipes enriqueceu minha visão sobre a dinâmica de trabalho em grupo e como diferentes habilidades podem ser integradas para alcançar objetivos comuns”, relatou.

Ao todo foram desenvolvidas oito rodadas, divididas ao longo do semestre. Os alunos tomaram decisões relacionadas às diversas áreas da administração e ciências contábeis, como marketing, produção, gestão de pessoas, logística, finanças e contabilidade. Alguns estudantes escreveram até um jingle para a divulgação da marca, para reforçar ainda mais as propostas da empresa.

A cada rodada, os alunos recebiam os resultados por meio de um site escolhido pelo professor. Nesse site eles tinham acesso ao ranking, mercado, resultados financeiros, produção, estoque e informações do mercado da simulação empresarial. A partir dos resultados, todos formulavam novas estratégias para tomarem suas respectivas decisões.

A atividade permitiu que os alunos conectassem os conhecimentos e as competências aprendidas nas diversas disciplinas da graduação. O professor Eduardo também exerceu um papel de mediador ao longo do processo de aprendizagem em diversas funções durante a atividade e confirmou sua felicidade com o sucesso da proposta:

“Como professor, sinto-me feliz por propiciar aos alunos a prática da gestão de uma empresa e por levá-los a compreender as consequências das decisões tomadas. É uma disciplina que há muito engajamento e traz um laque vasto de oportunidades para os estudantes”. Ele ainda completou reforçando o engajamento de todos, que facilitou ainda mais o êxito da atividade:

Leia também:  Trabalhos de alunos e professores do UniFOA são destaque na IX edição do Prêmio Crea-RJ 2020/2021

“É uma disciplina que há muito comprometimento. Existem percepções e dificuldades que o aluno só entenderá com a prática, por isso tenho como foco, ao longo da disciplina, simular a realidade da gestão de uma organização. Essa prática leva os alunos ao entendimento, de forma simplificada e prática, de diversos pontos que estudou ao longo da graduação”.

O jogo dinâmico simulou as sazonalidades do mercado, como aumento e redução de preços (inflação), permitindo inovações, compra de outras empresas, apresentando diversas complexidades do ambiente real, mas de maneira simples e de fácil compreensão.

Como resultados, além dos alunos consolidarem e colocarem em prática suas habilidades técnicas, eles desenvolveram diversas competências como liderança, comunicação, ética, pensamento crítico, lidar com as instabilidades de uma empresa, organização, resiliência, trabalho em equipe, criatividade e até a aprender a receber feedbacks:

“Divertido é a palavra que melhor resume como foi planejar esse projeto. As principais dificuldades foram a gestão do tempo, já que tivemos que conciliar o projeto com outras responsabilidades, e o fato de ser imprevisível. Além disso, impulsiona as habilidades analíticas, porque para tomar decisões precisamos analisar nossos demonstrativos contábeis, os das outras empresas, além dos preços e tudo mais”, declarou Kettuy Valim, uma das estudantes responsáveis pela empresa C2PK, encarregada pela gestão de produção da equipe.