Estudantes e professor do UniFOA participam do Congresso Brasileiro de Automática com pesquisa inovadora 

Automática

O professor Italo Pinto Rodrigues e os estudantes Gabriel Alberto Rodrigues e Bruno Lima dos Santos, do curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), participaram de um dos eventos mais prestigiados da América Latina na área de automação, o Congresso Brasileiro de Automática. Na ocasião, eles apresentaram um trabalho inédito que propõe um avanço relevante no controle de equipamentos industriais. 

A pesquisa destacou o uso de um algoritmo de otimização denominado Otimização Extrema Generalizada (GEO), que simula, em software, o comportamento de uma pilha de areia, onde os melhores resultados são alcançados quando a pilha se mantém estável. “Os algoritmos de otimização, em geral, nos ajudam a testar milhares de soluções possíveis para resolver um mesmo problema, e o GEO se mostrou eficaz nessa aplicação”, explicou o professor Ítalo. 

Preparar o trabalho para um congresso de alto nível foi um desafio. “Como o Congresso é um dos maiores da América Latina, a apresentação teve que atender a um padrão muito elevado de exigência. Isso nos motivou a alcançar um nível ainda maior de excelência”, destacou Gabriel Rodrigues. 

Além de apresentarem o trabalho, a equipe aproveitou para expandir seus conhecimentos. “As sessões relacionadas ao uso de inteligência artificial na área de controle de sistemas foram bastante inspiradoras, mostrando diversas novas possibilidades de aplicação da IA” apontou Bruno Lima. 

Outro destaque apontado pelos participantes foi a área de predição de falhas, que traz inúmeros benefícios para setores como o industrial e o de geração de energia, mitigando ou eliminando os efeitos de falhas em sistemas críticos. 

Os aprendizados adquiridos no congresso já estão sendo incorporados às pesquisas do grupo. “Durante o trabalho, aplicamos uma rede neural artificial (RNA) otimizada com o GEO. Contudo, percebemos que é possível tornar a RNA ainda mais enxuta, atendendo às especificações de custo computacional dos computadores industriais”, explicou Italo. 

A participação no Congresso Brasileiro de Automática não apenas contribuiu para o fortalecimento da pesquisa apresentada, mas também abriu caminhos para novos insights e possibilidades de inovação. “Ser assistido por especialistas é muito valioso, pois sempre há quem ofereça insights que ampliam as oportunidades de continuar pesquisando e descobrindo novos resultados”, concluiu o professor. 

A experiência reafirma o compromisso do UniFOA com o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a formação de profissionais que se destacam no cenário acadêmico e industrial. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas