Os estudantes do primeiro período do curso de Direito do UniFOA tiveram uma experiência lúdica na disciplina de Preliminares Processuais e Práticas. No dia 26 de março, a turma participou de um quiz interativo como estratégia de revisão para as avaliações semestrais, promovendo aprendizado dinâmico e colaborativo.
A atividade, baseada na metodologia ativa, foi estruturada para revisar os principais conteúdos da disciplina por meio de perguntas e respostas. Dessa forma, os estudantes foram incentivados a participar ativamente, desenvolvendo o raciocínio rápido e consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.
De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor Alan Pançardes, a aproximação das avaliações foi um fator determinante para a escolha da dinâmica. “Percebi que era o momento ideal para revisar o conteúdo com os alunos. Mas, em vez de seguir o formato tradicional, quis trazer mais dinamismo à aula com a metodologia ativa”, explicou.
Para tornar a experiência mais envolvente, a turma foi dividida em grupos e desafiada a responder às questões em formato de quiz. “Transformamos a revisão em uma competição saudável, estimulando a participação ativa e o raciocínio rápido. O resultado foi extremamente positivo: os alunos se envolveram, reforçaram o conteúdo e ainda se divertiram durante o processo de aprendizagem”, destacou Pançardes.
A iniciativa reforça o compromisso do curso de Direito com metodologias inovadoras, proporcionando uma formação acadêmica sólida e alinhada às novas práticas pedagógicas.