No intuito de fortalecer a aplicação prática dos conceitos de marketing e branding, os alunos do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) visitaram o departamento de Marketing e Jornalismo da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), no campus Olezio Galotti, onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto as estratégias de branding e marketing aplicadas no Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) um dos maiores e mais complexos da região.
A iniciativa, promovida pela disciplina de Criação em Mídia, sob a orientação do professor Leonardo Canavez, mostrou aos estudantes um desafio real: compreender as estratégias de comunicação para um cliente interno com alto grau de complexidade, como o hospital.
“Queríamos proporcionar aos alunos uma experiência real, onde pudessem entender as demandas e especificidades de um cliente interno tão relevante quanto o H.FOA”, comenta Canavez. Segundo o professor, o trabalho com um cliente interno oferece um ambiente ideal para que os estudantes conheçam e respeitem toda a estrutura e os elementos de branding já estabelecidos. “Conversamos com o Alexis Aragão e com a professora Ana Carolina Callegario, pró-reitora de extensão, que demonstrou interesse em aproximar os alunos desses projetos institucionais”, explica.
Durante a atividade, os alunos puderam entender a identidade visual, os conceitos de branding e o propósito da marca do H.FOA, com o supervisor de marketing e jornalismo da FOA, Alexis Aragão, que trouxe detalhes técnicos de tipologia, cores e conceitos de comunicação. “Eles perceberam que cada detalhe foi pensado para transmitir a essência da instituição de forma alinhada e eficaz, seja para o público interno ou externo. A experiência deu uma nova dimensão para o trabalho, que vai além de um logotipo ou peça visual”, destaca Canavez.
Alexis Aragão, reforçou a importância da atividade para a formação dos estudantes. “Ao apresentarmos o trabalho já realizado, não só compartilhamos nossas estratégias, mas também oferecemos um espaço de troca para que os estudantes entendessem o desafio de construir uma imagem confiável e acolhedora para um hospital, especialmente em um setor que lida com a saúde e a vida das pessoas”, conta. Alexis ainda ressalta que a troca de ideias entre alunos e profissionais foi enriquecedora, fortalecendo o compromisso da FOA/UniFOA com a educação prática e atualizada.
Para a disciplina, a integração dos alunos com o setor de marketing ampliou a percepção deles sobre os bastidores do trabalho publicitário, ressaltando a importância de entender o cliente em profundidade.
Esse tipo de experiência, onde os acadêmicos podem vivenciar diretamente os conhecimentos em um projeto com cliente real, fortalece o aprendizado prático e enriquece a formação dos futuros profissionais de publicidade e propaganda.