Experiências práticas sempre contribuem para a expansão dos horizontes de aprendizado dos estudantes. Pensando em proporcionar uma vivência única, o curso de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), organizou uma visita técnica para alunos do 5º e 7º períodos à sede do Volta Redonda Futebol Clube (Voltaço), no bairro Conforto. A visita foi liderada pela coordenadora e professora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira e pelo professor e coordenador de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves, e valeu como atividade prática da disciplina de Jornalismo Esportivo, oportunizando a todos o contato direto com os bastidores do dia a dia, além de conhecerem histórias e conquistas épicas do clube.
O grupo foi recebido por Flávio Horta Jr, vice-presidente da instituição, e Victor Mesquita, diretor social, que tiveram uma conversa aberta e esclarecedora sobre parte do planejamento e estratégias na área de comunicação do Voltaço.
A visita começou pela sala de troféus do ‘Esquadrão de Aço’, que inclui títulos das categorias profissionais e juniores. Todos viram de perto as maiores conquistas da história do clube, como a Taça Guanabara de 2005 e a Série D do Brasileirão 2016.
“Foi uma vivência interessante conhecer a sede do Volta Redonda. Ela se provou bastante proveitosa, podendo servir como uma ponte para os aqueles interessados a trabalhar com o clube ou com o jornalismo esportivo”, contou Arthur Moreira, estudante do 5º período de Jornalismo.
Em sequência, os discentes conheceram a sala de fotografias memoráveis do esquadrão de aço, onde estão expostas fotos de títulos, vitórias e jogadores históricos que vestiram a camisa do Volta Redonda, como Túlio Maravilha, ídolo do Botafogo e atacante do Voltaço, entre os anos de 2004 e 2006. Angélica declarou que a visita foi enriquecedora para o aprendizado de todos, principalmente pelo fato de ter aproximado os estudantes com a prática, de fato, da disciplina:
“A visita técnica permite a experiência para além da teoria. Os jornalistas precisam e devem vivenciar a pauta, compreender o cenário dos fatos, enxergar o contexto. É por meio dessa reunião de possibilidades que seu trabalho se desenvolve. Permitir aos acadêmicos conhecer novos cenários faz deles mais curiosos e interessados e, por consequência, mais envolvidos com a prática”.
Depois, Flávio e Victor conversaram com cada um dos alunos sobre as principais demandas da área de comunicação e assessoria de um clube de futebol atualmente no Brasil. Eles esclareceram as dúvidas dos discentes, ampliando ainda mais o nível de conhecimento por meio de uma conversa clara e enriquecedora.
Para finalizar, os acadêmicos tiveram acesso à estrutura da sede, onde visitaram a academia, o refeitório, entre outras instalações do local. Douglas enfatizou a ocasião impar vivenciada pelos alunos, por ser um momento de muito aprendizado, compartilhamento de conhecimentos e perspectivas sobre a área esportiva na região:
“Essa possibilidade coloca o estudante em contato direto com o mercado de trabalho da área esportiva. Todos eles puderam entender quais são as exigências atuais de um clube no setor de comunicação, principalmente quanto às habilidades a serem desenvolvidas por aqueles que desejam ingressar nesse setor”.