O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está comemorando mais uma conquista de seus estudantes. As discentes Camila Lopes, Kettuy Valim, Maiara Martinho e Melice de Oliveira, todas do 8º período, foram aprovadas no Exame de Suficiência (EF), representando um marco em suas jornadas acadêmicas e profissionais.
O Exame de Suficiência é uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na intenção de comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores, um dos principais ramos da formação. A aprovação no Exame é um requisito obrigatório para que os acadêmicos obtenham o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Fazendo uma analogia com o campo do Direito, assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) permite que o bacharel em Direito exerça a advocacia, o Exame de Suficiência contábil habilita os candidatos a exercerem a profissão de contador:
“A boa performance dos acadêmicos no Exame de Suficiência evidencia a qualidade diferenciada do aprendizado oferecido pela instituição. Como professora e coordenadora do curso, fico orgulhosa e muito realizada em ver que os esforços tantos delas como estudantes, tal qual dos docentes em orientá-las nas aulas, estão sendo recompensados para o começo de uma grande trajetória profissional, finalizando a jornada acadêmico com êxito e sucesso”, declarou Patrícia Reis, coordenadora de Ciências Contábeis, muito feliz com a aprovação das alunas.
A aprovação no EF reflete a organização e qualidade curricular do curso de Ciências Contábeis do UniFOA, orientada por competências para estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Além disso, demonstra que o corpo docente está alinhado às metodologias teóricas e práticas de ensino, como orientações pedagógicas, diferentes contextos de cenários de aprendizagem e métodos de avaliação, bem como atividades de pesquisa e extensão:
“Me senti um pouco surpresa com a aprovação, pois tinha a intenção de realizar a prova somente por treinamento, a fim de conhecer um pouco das questões e ter essa experiência para as próximas tentativas que viriam. O curso me deu muita bagagem para essa aprovação, pois muitas questões se tratavam de matérias que estudei recentemente. Esse período na graduação foi fundamental para o meu desempenho na prova, por isso estou muito feliz!”, relatou Melice, contente com a aprovação.
O Centro Universitário se orgulha das conquistas acadêmicas e profissionais de seus estudantes. Esse resultado não apenas comprova a qualidade de ensino e formação do UniFOA, mas também reforça seu prestígio como uma IES nota 5, ao entregar ao mercado profissionais já habilitados com o Registro Profissional:
“Enfrentei alguns obstáculos para me preparar para o exame, como conciliar o tempo de estudos com as outras responsabilidades da minha vida pessoal, porém com a ótima base oferecida pelo UniFOA consegui me superar para enfrentar desafios com mais confiança e organização. Por exemplo, durante a prova, ao me deparar com a questão de contabilidade trabalhista, imediatamente lembrei das aulas recentes da professora Solange e tive certeza absoluta de que estava respondendo corretamente”, explicou Kettuy, ao evidenciar a qualidade da formação da instituição.
Camila também confirmou ter ficado muito orgulhosa e aliviada com a aprovação. Segundo ela, a metodologia utilizada pela instituição foi crucial para sua aprovação:
“Foi uma sensação muito boa. Fiquei até um pouco em choque porque, enquanto corrigia meus erros e acertos na prova, percebi que tinha acertado muitas questões, por isso foi caindo a ficha de que tinha sido aprovada. Me senti muito feliz e eufórica, por todos os obstáculos que precisei superar, que não seria possível sem a base concedida pelo UniFOA”.