Estudantes de Ciências Contábeis são aprovadas no Exame de Suficiência

ciências contábeis

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está comemorando mais uma conquista de seus estudantes. As discentes Camila Lopes, Kettuy Valim, Maiara Martinho e Melice de Oliveira, todas do 8º período, foram aprovadas no Exame de Suficiência (EF), representando um marco em suas jornadas acadêmicas e profissionais.

O Exame de Suficiência é uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na intenção de comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores, um dos principais ramos da formação. A aprovação no Exame é um requisito obrigatório para que os acadêmicos obtenham o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Fazendo uma analogia com o campo do Direito, assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) permite que o bacharel em Direito exerça a advocacia, o Exame de Suficiência contábil habilita os candidatos a exercerem a profissão de contador:

“A boa performance dos acadêmicos no Exame de Suficiência evidencia a qualidade diferenciada do aprendizado oferecido pela instituição. Como professora e coordenadora do curso, fico orgulhosa e muito realizada em ver que os esforços tantos delas como estudantes, tal qual dos docentes em orientá-las nas aulas, estão sendo recompensados para o começo de uma grande trajetória profissional, finalizando a jornada acadêmico com êxito e sucesso”, declarou Patrícia Reis, coordenadora de Ciências Contábeis, muito feliz com a aprovação das alunas.

A aprovação no EF reflete a organização e qualidade curricular do curso de Ciências Contábeis do UniFOA, orientada por competências para estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Além disso, demonstra que o corpo docente está alinhado às metodologias teóricas e práticas de ensino, como orientações pedagógicas, diferentes contextos de cenários de aprendizagem e métodos de avaliação, bem como atividades de pesquisa e extensão:

“Me senti um pouco surpresa com a aprovação, pois tinha a intenção de realizar a prova somente por treinamento, a fim de conhecer um pouco das questões e ter essa experiência para as próximas tentativas que viriam. O curso me deu muita bagagem para essa aprovação, pois muitas questões se tratavam de matérias que estudei recentemente. Esse período na graduação foi fundamental para o meu desempenho na prova, por isso estou muito feliz!”, relatou Melice, contente com a aprovação.

O Centro Universitário se orgulha das conquistas acadêmicas e profissionais de seus estudantes. Esse resultado não apenas comprova a qualidade de ensino e formação do UniFOA, mas também reforça seu prestígio como uma IES nota 5, ao entregar ao mercado profissionais já habilitados com o Registro Profissional:

“Enfrentei alguns obstáculos para me preparar para o exame, como conciliar o tempo de estudos com as outras responsabilidades da minha vida pessoal, porém com a ótima base oferecida pelo UniFOA consegui me superar para enfrentar desafios com mais confiança e organização. Por exemplo, durante a prova, ao me deparar com a questão de contabilidade trabalhista, imediatamente lembrei das aulas recentes da professora Solange e tive certeza absoluta de que estava respondendo corretamente”, explicou Kettuy, ao evidenciar a qualidade da formação da instituição.

Camila também confirmou ter ficado muito orgulhosa e aliviada com a aprovação. Segundo ela, a metodologia utilizada pela instituição foi crucial para sua aprovação:

“Foi uma sensação muito boa. Fiquei até um pouco em choque porque, enquanto corrigia meus erros e acertos na prova, percebi que tinha acertado muitas questões, por isso foi caindo a ficha de que tinha sido aprovada. Me senti muito feliz e eufórica, por todos os obstáculos que precisei superar, que não seria possível sem a base concedida pelo UniFOA”.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas