A jornada profissional é repleta de caminhos e possibilidades. Sua base está, principalmente, na capacitação acadêmica que cada aluno desenvolve em sua respectiva trajetória. Graduação, Mestrado, Doutorado e cursos complementares são os principais exemplos das etapas até o mais alto nível de excelência para uma carreira de sucesso.
A partir desse contexto, Marcus Vinicius, estudante do último período do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, foi aprovado na Seleção de Mestrado da Universidade de São Paulo – USP. O processo foi aberto em outubro e foi finalizado no começo deste mês. Marcus Vinicius foi um dos únicos aprovados durante a seleção, que escolheu apenas dois candidatos para o programa de Engenharia Biomédica, com início previsto para o começo do ano que vem.
Desde a inscrição, o aluno precisou passar por três etapas até aprovação. Logo de cara precisou realizar uma prova desafiadora, que reunia questões difíceis sobre conhecimentos atrelados ao foco do programa. Depois, o estudante foi chamado para uma entrevista presencial junto a uma arguição, feitos por uma banca avaliadora, que o considerou apto a ingressar na capacitação de Mestrado. Péricles Alves, professor do UniFOA, destacou que Marcus Vinicius apresenta diversas qualidades, principalmente diferenciais que o fizeram ser selecionado após todo o processo:
“Conheço o Marcus desde o Ensino Médio, além de ter sido seu orientador de TCC. Sempre foi um aluno muito centrado em seus estudos e sempre trabalhou firme para atingir os seus objetivos. Além de possuir uma boa base técnica e de engenharia, tem uma grande facilidade em se comunicar. Portanto isso facilitará bastante o seu trabalho de pesquisa, no qual o aspecto colaborativo dentro do grupo é de suma importância”.
A aprovação do estudante é reflexo da qualidade do ensino que o Centro Universitário oferece, sobretudo no engajamento com projetos de pesquisa que influenciam uma busca incessante pelo conhecimento. Além de toda a parte técnica, todos os professores são extremamente engajados em dar apoio aos estudantes nessa jornada, como forma de incentivo e encorajamento aos discentes:
“No âmbito acadêmico, todo o conhecimento que obtive me auxiliou de maneira geral. Sempre guardo todo o material das aulas, então isso me ajudou muito na hora de estudar. Além disso, tive o auxílio de professores que escreveram cartas de recomendação para a área responsável pelo mestrado em engenharia biomédica e ajuda da coordenadora do curso, a Professora Izabel, para conseguir cumprir todas as etapas necessárias do processo”, enfatizou Marcus Vinicius, sobre o apoio do corpo docente em sua trajetória.
Além de toda a parte teórica, os cursos de Engenharia do UniFOA vão além da sala de aula, pois valoriza a parte prática como item fundamental do aprendizado, para que ele seja mais eficaz e duradouro. O objetivo é trabalhar com problemas reais, de empresas reais e com soluções viáveis, embasadas cientificamente:
“Desde que a Engenharia 360° foi iniciada no UniFOA, tento curricularizar os alunos dentro das minhas práticas a pesquisa aplicada. Nesses dois anos participamos de, pelo menos, 5 congressos e 2 mostras tecnológicas. Isso tem me mostrado que, quando os estudantes são inseridos na pesquisa, eles engajam. Nosso papel enquanto professores é incentivar e criar essas oportunidades”, afirmou Italo Rodrigues, professor de Engenharia Elétrica do UniFOA.
Estudante da Engenharia 360º
A Engenharia 360º do UniFOA promove uma graduação de qualidade sob a mentoria de professores especialistas na área, além de utilizar as ferramentas tecnológicas mais modernas do mercado. Desta forma os estudantes e futuro profissionais chegam mais preparados ao mercado de trabalho, a partir da criação de projetos práticos no qual, desde o primeiro período, colocam a mão na massa para solucionar problemas reais do mercado.