O UniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda se credenciou junto ao Ministério de Educação (MEC) em 2021 e, após um ano de estudos e avaliações, o EAD teve início em 2023, com 80 alunos em nove cursos de graduação digital.
A partir de uma abordagem diferenciada, a cada fim de semestre os alunos participam do projeto Estação UniFOA, onde apresentam um trabalho técnico, mas com alto impacto social para a região.
Fazendo analogia às quatro estações do ano, no último dia 16, foi realizado o Estação UniFOA Verão, que reuniu cerca de 30 alunos das Escolas de Negócios, Engenharia e Tecnologia num encontro presencial, para que pudessem apresentar os trabalhos do semestre, que foram analisados por uma banca de professores.
Os projetos apresentados são aplicados e resultam em benefícios para a sociedade, que ganha em qualidade de vida. As apresentações foram no AudiSmart, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.
O EAD do UniFOA não é restrito apenas ao uso de computadores, celulares e softwares em sala de aula. O diferencial é justamente a organização curricular em forma de projetos, infraestrutura adequada, professores capacitados com tecnologias educacionais e competência digital, desta maneira, os estudantes têm um aprendizado mais completo.
Diferente da maior parte das universidades, a instituição oferece quatro entradas ao ano, com melhoria de conteúdo a cada período.
Para a coordenadora dos cursos de Engenharia Digital, professora Marília Rios, “a maioria dos alunos trabalha em turnos nas indústrias e não consegue estudar presencialmente, sendo que o EAD traz a opção com a qualidade do UniFOA, para enfrentar o mercado de trabalho em igualdade de conhecimento. Eles têm resiliência, disciplina e serão engenheiros qualificados da mesma forma”, garantiu.
A aluna de Engenharia de Produção, Melissa da Silva Gomes, de 23 anos, trabalha como técnica de segurança do trabalho em uma indústria da região: “não teria como estudar de forma presencial e não me arrependo do EAD que a instituição oferece para nós. Temos toda a atenção dos professores, que não poupam esforços para dirimir as nossas dúvidas. Estou muito satisfeita”, disse.
“O Estação UniFOA Verão já agregou valores para a minha vida, pois é muito bom trocar ideias e conhecer pessoas com um perfil semelhante, sendo que cada etapa do curso acrescenta mais valores. Escolhi o EAD do UniFOA porque tenho um comércio que consome boa parte do meu dia e noite e sei que vai ajudar muito no meu negócio”, declarou Alexandro Lima, de 34 anos, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistema.
O pró-reitor de educação a distância e tecnologias de ensino, Rafael Teixeira, agradeceu a mantenedora e ao Centro Universitário por estarem dando a oportunidade de pensar grande, e todos os professores envolvidos nesse rico processo.
“O nosso ensino à distância vai muito além do conhecimento da área escolhida. Uma das missões da instituição é disseminar uma educação de qualidade, ajudar na evolução e no crescimento regional, e os alunos do EAD têm ajudado muito a alcançar isso”, enalteceu o pró-reitor Rafael.