EPAEF: Fortalecendo o Diálogo e Motivando Futuros Profissionais da Educação Física

epaef

O XXV Encontro de Profissionais e Alunos da Educação Física (EPAEF), evento bienal organizado pelo curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), tem como objetivo fortalecer o diálogo na formação acadêmica e profissional dos alunos do curso e oferecer uma oportunidade única para que os estudantes interajam com egressos do curso que já alcançaram sucesso em diferentes áreas da Educação Física.

O evento, que está acontecendo durante toda a semana nas salas do Prédio 2, no Centro Histórico-Cultural e no auditório do curso de Medicina, os participantes poderão ouvir depoimentos e entrevistas de profissionais atuantes em escolas, academias, clubes, personal training, gestão, empreendedorismo e, mais recentemente, na área da saúde, um campo emergente para a Educação Física.

Este ano, o EPAEF reuniu profissionais de diferentes vertentes da Educação Física, incluindo aqueles que atuam em escolas, academias, como personal trainers, gestores, empresários e acadêmicos. Uma área em destaque no evento foi a da saúde, um campo de atuação recente para os profissionais de Educação Física e que ainda está em fase de exploração. Além disso, o evento contou com a presença de recém-formados que já estão se qualificando para atuar nesse mercado em expansão.

Silvio Vilela, coordenador do curso, explicou a dinâmica do EPAEF: “O EPAEF já está em sua 25ª edição. Quando entrei para o curso, o evento estava descontinuado, mas conseguimos resgatá-lo e dar continuidade, tanto ao EPAEF quanto ao Congresso de Educação Física. O diferencial do EPAEF é trazer para os eventos os profissionais que estão mais próximos da realidade dos discentes. São profissionais de sucesso, que são jovens e trabalham na cidade e região, pessoas que têm uma trajetória de destaque e que estão próximos a eles também fisicamente. Isso constrói um bate-papo mais descontraído, onde tratamos de temas que estão muito ligados à realidade dos egressos no seu início de carreira.”

Leia também:  Missão eletrônica: alunos do UniFOA planejam oficinas para jovens de Volta Redonda

Para a reitora, egressa e professora do curso de Educação Física, Ivanete Oliveira, a presença de ex-alunos que se destacam em suas respectivas áreas de atuação não só valida a qualidade da educação ofertada pelo UniFOA, como também exerce um papel motivador e inspirador para os estudantes que estão em formação.

“Como egressa do curso de Educação Física do UniFOA, considero extremamente relevante contar com a participação de nossos egressos, pois são eles que materializam os resultados do processo formativo que oferecemos, demonstrando a excelência acadêmica e profissional que buscamos proporcionar, seja no âmbito da licenciatura ou do bacharelado”, comentou Ivanete.

A reitora ainda ressaltou que reencontrar os egressos, agora consolidados como profissionais de destaque, enriquece o ambiente acadêmico, promovendo uma valiosa troca de experiências e conhecimentos entre as diferentes gerações de estudantes.

“Além disso, fortalece os vínculos de nossa comunidade acadêmica, criando uma rede de apoio que contribui para o contínuo crescimento e desenvolvimento dos futuros profissionais que atuam na escola ou na área de lazer e fitness”, finalizou Ivanete.

A egressa do curso, Jandelis Rocha, não conseguiu mensurar em palavras toda a alegria e felicidade que sentiu em retornar como palestrante, ao local que foi para ela sua segunda casa durante 5 anos.

“Saber que hoje posso falar para alunos que estão começando/terminando sua trajetória acadêmica, poder dividir o que aprendi até aqui, trocar conhecimentos, tudo isso foi sensacional para mim. Não tem preço”, revelou Jandelis.

Leia também:  Conselho Curador da Fundação elege o novo Conselho Diretor para o mandato de março 2022 a março de 2026

Com a participação de profissionais recém-formados e experientes, o EPAEF não só amplia a visão dos estudantes sobre as diversas possibilidades de atuação na Educação Física, mas também reforça a conexão entre a teoria ensinada nas aulas e a prática real do mercado de trabalho. O encontro se encerra no 3 º Meeting de Nutrição e Educação Física nessa sexta feira no Auditório William Monachesi, esse talk show acontece em parceria com o curso de Nutrição do UniFOA, discutindo o Enfrentamento da Pandemia de Obesidade.