Se você está se preparando para conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior, certamente já ouviu falar do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Afinal, essa prova ganhou tanta importância nos últimos anos, que passou a ser aceita até como uma alternativa ao vestibular por algumas instituições.
O que muita gente não sabe, porém, é que é possível utilizar a nota do Enem para faculdade particular. Com ela, o estudante consegue não apenas o acesso ao ensino superior, mas também uma bolsa de estudos total ou parcial.
Se você ficou interessado em saber mais sobre essa possibilidade, não pode perder este post. Nele, você entenderá como usar o Enem para entrar em faculdade particular. Então, continue a leitura e confira!
Como funciona a prova do Enem?
Em sua criação, em 1998, o Enem tinha o objetivo de avaliar os estudantes que estavam para concluir o ensino médio. No entanto, com o passar do tempo, a prova passou por algumas mudanças e começou a ganhar destaque, tornando-se uma das principais formas de acesso ao ensino superior.
Aplicado em dois domingos consecutivos, o exame é composto por uma redação de tema pré-determinado e relevante para a sociedade e mais quatro provas objetivas, contendo 45 questões de múltipla escolha cada, divididas entre as seguintes áreas do saber:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
Como usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade particular?
Se o intuito do Enem, em seu início, era de avaliar a qualidade da educação no Brasil, hoje, ele é utilizado, principalmente, como uma forma de acesso aos cursos de nível superior.
Isso porque o desempenho do estudante na prova pode ser utilizado como critério de seleção em processos seletivos de universidades públicas e faculdades particulares, possibilitando, até mesmo, a oferta de bolsas de estudos parciais ou integrais.
A seguir, confira as principais formas de usar a nota do Enem em faculdade particular!
ProUni
Iniciativa do Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) tem o objetivo de ofertar bolsas de estudos para alunos de baixa renda. Com duas edições por ano, o programa utiliza a nota do Enem como critério de seleção.
Para participar da seleção, basta que o aluno tenha realizado a edição mais recente do exame e obtido um desempenho mínimo de 450 pontos nas provas objetivas, sem ter zerado a redação.
FIES
Outra possibilidade é financiar os custos da faculdade com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Nesse caso, o percentual de financiamento poderá variar de acordo com a renda per capita familiar do candidato.
Para participar, além de cumprir com os requisitos de renda, o estudante também precisa ter obtido um desempenho superior a 450 pontos nas provas objetivas do Enem, além de não ter zerado a redação.
Substituição do vestibular
Por fim, uma outra opção é utilizar a nota do Enem para substituir o vestibular em faculdades que aceitam esse exame como parte de seu processo seletivo. Ao optar por essa alternativa, é importante consultar o regulamento da instituição de ensino escolhida para saber detalhes sobre o critério de seleção.
Conclusão
Como vimos, utilizar a nota do Enem em faculdade particular é uma ótima maneira de o aluno garantir uma boa bolsa de estudos para que ele possa se dedicar com afinco ao seu aprendizado e à sua futura carreira. Portanto, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a estudar para esse exame!