Egressos de Jornalismo do UniFOA brilham nacionalmente

jornalismo

Quem nunca sonhou em aparecer na TV? Imagine, então, a responsabilidade de trabalhar nas maiores emissoras do Brasil, seja como repórter ou nos bastidores na produção de programas com visibilidade nacional.

O jornalismo é uma profissão desafiadora em muitos âmbitos, sobretudo nas áreas de atuação dos principais meios de comunicação, a televisão, rádio, impresso e a internet. Os egressos do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) conhecem bem a rotina acelerada vivenciada por um jornalista, assim como as habilidades que diferenciam os profissionais em cada uma de suas áreas, por isso têm obtido destaque em todo o país.

Beatriz Alcântara, egressa da instituição, atualmente trabalha em São Paulo (SP) na produção do Jornal Nacional, um dos programas jornalísticos mais respeitados do Brasil. Ela explicou algumas das tendências do jornalismo contemporâneo, tanto em relação às novas exigências, como os assuntos mais abordados pela imprensa atualmente:

“Temos que nos adaptar às novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, mas sempre lembrar da supervisão humana. Além disso, precisamos estar atentos aos temas relacionados ao ESG, que são atrelados ao meio ambiente, responsabilidade social e empresarial, cada vez mais abordados pelos jornais. Na minha perspectiva, temos que ficar antenados às essas tendências, pois elas estão cada vez mais presentes no jornalismo”, apontou Beatriz, que ainda incentivou os estudantes do UniFOA com conselhos valiosos e valorizou a formação da instituição:

Leia também:  45ª Jornada Odontológica reúne renomados profissionais do Sudeste, nos dias 26 e 27, no UniFOA

“Meu principal conselho é para que vocês acreditem que é possível. Escolher a área que vamos atuar pode ser desafiador, mas é muito prazeroso. É necessário fazer contatos, conexões no nosso ramo, como também estar atualizado com as temáticas atuais que estiverem em alta. Estudar no UniFOA foi uma experiência muito transformadora, lembro com enorme carinho da trajetória. Os dois primeiros anos foram intensos, com palestras, aulas, monitorias e eventos bacanas. Nos dois últimos já vivemos a pandemia, mas os professores se reinventaram, assim como nós. Toda a vivência foi extremamente útil para formar a profissional que sou hoje e chegar onde estou. ”, completou a egressa, que tem feito cada vez mais sucesso na maior emissora de televisão do país.

Assim como Beatriz, ter a chance de atuar em grandes veículos de imprensa é o objetivo de muitos acadêmicos de jornalismo. É o caso de Rhenzo Nogueira, formado em 2020 pelo curso, que sempre almejou trabalhar no telejornalismo.

Atualmente repórter da Rede Matogrossense de Comunicação, afiliada da TV Globo no estado de Mato Grosso, Rhenzo convive com os desafios diários de um jornalista, tanto no sentido pessoal, quanto profissional:

“Eu sou tímido para aqueles que eu não conheço, então preciso superar esse obstáculo durante as entrevistas, sendo mais atirado para ir perdendo a vergonha. Aqui eu enfrento um obstáculo a mais, pois estou em um fuso horário atrás de Brasília. Por isso, todos os programas da emissora, como o telejornal local, acontecem com uma hora de antecedência. A correria é rotineira, mas é prazerosa, pois faz parte da profissão”.