O Clube dos Funcionários, um centro poliesportivo, recreativo e social em Volta Redonda, o maior da região, tem uma grande diversidade de aves. 83 espécies foram identificadas na instituição, entre os meses de janeiro a julho de 2021, pelo egresso do curso de Ciências Biológicas do UniFOA, Clener Castro. A ação surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno.
Segundo o biologista, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de observação de aves no clube. “Verifiquei a quantidade de espécies e analisei a infraestrutura do local para a condução de visitas guiadas, voltadas à observação desses animais”.
As variedades das aves foram classificadas de acordo com os hábitos alimentares, habitat, sensibilidade aos distúrbios antrópicos e o nível de conservação nacional, estadual e global. A pesquisa foi realizada em períodos do verão, outono e inverno.
Entre as aves catalogadas, algumas fazem parte das espécies que se encontram em risco de extinção no estado do Rio de Janeiro. Uma delas é o Biguatinga (Anhinga anhinga), ave aquática caracterizada pela envergadura das asas que mede cerca de 120 centímetros.
Além das aves, o clube também abriga outros animais. É possível observar teiús, saguis, capivaras, coelhos e outros vertebrados no local.
Yngrid Marcate | Estagiária | Núcleo de Comunicação