Na manhã desta quinta-feira (11), o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, esteve reunido com 40 colaboradores do novo Hospital da FOA (H.FOA), que já faziam parte do quadro de funcionários do antigo Hinja, iniciando um novo relacionamento entre as partes e anunciando oficialmente a chegada da fundação. Ele esteve acompanhado do diretor executivo do H.FOA, Leonardo Prado; da superintendente executiva da FOA, Josiane Sampaio; da supervisora de Eventos, Lara Prado e a responsável pela Divisão de Recursos Humanos, Débora Furrier.
Eduardo Prado iniciou o encontro apresentando a FOA e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) aos presentes e informando que, a partir de agora, todos os colaboradores iniciam uma nova jornada em suas vidas profissionais, passando a fazer parte de um Ecossistema de Saúde e Educação, que trará uma série de mudanças benéficas ao ambiente hospitalar. Entre as previsões imediatas estão reformas estruturais, de infraestrutura e tecnológicas, como a troca de computadores e a aquisição de aparelhos modernos para diversas áreas do hospital.
“Vamos fazer muitos investimentos no hospital, que vão desde a máquina de lavar pisos, passando pela troca de uniformes mais confortáveis para todos, melhorias nas salas reservadas à enfermagem, aos médicos e colaboradores da administração, até a aquisição de um robô, que vai possibilitar mais segurança e conforto aos pacientes, principalmente provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A FOA abraça todos os funcionários e, a partir de agora, os pacientes e seus familiares também”, garantiu.
O presidente frisou que, assim como o UniFOA que conquistou este ano a nota 5, pontuação máxima fornecida pelo Ministério da Educação (MEC), a intenção é conquistar o selo de certificação para o H.FOA e, para isso, não poupará esforços em investimentos financeiros e em pessoal. Diferente de um hospital privado, os lucros recebidos pela fundação serão totalmente revertidos para o próprio H.FOA.
“Ao longo de sua história, o Hinja enfrentou desafios significativos, e a contribuição de vocês foi fundamental para manter este importante sistema de saúde para a cidade de Volta Redonda. Todo o comprometimento, paixão e dedicação de vocês são inestimáveis e formam a base para o sucesso no cuidado daqueles que mais necessitam. Nos últimos meses, vivemos o processo de transição e pudemos perceber e empenho de todos os setores, principalmente no cuidado e na atenção aos pacientes”, salientou.
O objetivo da FOA, acrescentou Eduardo Prado, “é trazer novas tecnologias e inovações, buscando uma gestão de valor e a melhor forma de cuidar do bem-estar das pessoas. E faremos isso juntos, com a serenidade necessária para entender a mudança de cultura, pois transitaremos de uma gestão exclusivamente privada para uma estrutura fundacional. Assim, a partir de agora, todos somos FOA, com as limitações naturais e jurídicas que cada unidade de negócio possui – UniFOA com a educação e o H.FOA com a saúde, de acordo com suas respectivas áreas de atuação.”
Falando em nome dos funcionários, a enfermeira Viviane Lima Pereira, egressa do UniFOA, que trabalha há 20 anos no hospital e hoje está no setor de Oncologia, agradeceu a presença e a iniciativa do presidente da FOA:
“Estávamos ansiosos por este dia e fico muito feliz, porque percebemos pelas palavras do presidente que existe uma atenção especial ao paciente; de oferecer um olhar e tratamento dignos, além das mudanças previstas para o setor oncológico. Todos conhecem a FOA e a importância que ela tem para a cidade, então para nós foi um grande ganho e, depois do que escutei aqui, acredito que a qualidade do hospital vai melhorar muito, pois vemos que o produto final dele não é o financeiro e sim a melhoria para o hospital, os pacientes, a universidade, os funcionários e a cidade.”
Para Débora Furrier, o encontro foi muito importante e necessário para fazer a conexão entre FOA e o nosso ecossistema, agora com a área da saúde:
“Estar aqui hoje é fundamental para a integração com os colaboradores, trazendo a nossa cultura da FOA/UniFOA para cá. Estão reunidos neste evento um representante de cada setor do H.FOA, desde a copa até os setores da administração e áreas da saúde. A intenção é que haja a multiplicação dessas informações para que todos tenham o sentimento de pertencimento. Estamos aqui para somar, independente da área, trazendo o RH humanizado, que é a maneira que trabalhamos na FOA.”
Cada funcionário do H.FOA recebeu um kit composto de: bolsa, garrafa, agenda e caneta personalizados, além de uma carta de boas-vindas, assinada pelo presidente Eduardo Prado.