A participação de docentes do UniFOA no Programa de Formação de Professores Sthem Brasil tem mostrado oportunidades únicas de aprendizagem e aperfeiçoamento pedagógico, deixando-os atualizados com as mais novas práticas educacionais e oportunizando-os a manter um ensino de qualidade aos seus alunos. A cada encontro, os docentes adquirem conhecimentos para melhorar o conteúdo e a didática.
O Consórcio Sthem Brasil busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, feitas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) consorciadas. O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA é uma dessas instituições e os professores, coordenadores e gestores estão sempre participando dos eventos de atualizações promovidos pelo Sthem.
De acordo com o professor e engenheiro Italo Rodrigues, foi um “privilégio” participar do X Programa de Formação Sthem Brasil. Além da possiblidade de aprender novas ferramentas para trazer inovações à prática do docente, foi possível atualizar e aperfeiçoar as aplicações já estabelecidas. Sem contar com a interação e troca de experiência entre professores de diferentes áreas do UniFOA.
“Acredito que toda atualização pode otimizar nosso tempo e, além disso, criar experiências com grande valor técnico para os estudantes. Destaco também que o Programa de Formação trouxe inúmeros tópicos atuais, como Inteligência Artificial; Neuroeducação; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, e Competências Digitais, muito importantes aos tempos em que vivemos”, ressaltou Italo.
Na opinião da professora do curso de Odontologia, Carolina Hartung, a formação contínua é fundamental para o docente aprimorar as habilidades e atualizar as metodologias de ensino e tecnologias educacionais, além de desenvolver uma compreensão mais profunda sobre como engajar e motivar os estudantes.
“As atividades que executamos no X Programa de Formação Sthem Brasil ofereceram oportunidades valiosas para os professores aprenderem e trocarem experiências com colegas, além de promoverem o desenvolvimento profissional e a excelência no ensino”, garantiu Carolina.
A professora Maria das Graças da Silva Lima, responsável pelo Centro de Aprendizagem e Inovação Acadêmica – Caip, é outra entusiasta da Formação de Professores, classificando-a como sendo de grande relevância para área educacional, com aprimoramento profissional e troca de boas práticas, além do o acesso às ferramentas, estratégias e conhecimentos atualizados que impactam o desempenho pedagógico, promovendo o sucesso acadêmico dos estudantes.
“As atividades abrangeram temas relevantes para a educação contemporânea, como questões sobre metodologias de ensino inovadoras, uso de tecnologias, entre outras, com diversas palestras, workshops, apresentações de pesquisas acadêmicas e experiências exitosas em sala de aula. Tudo isso foi de grande valia para a formação docente, possibilitando a aproximação entre os pares da mesma IES; o networking entre os educadores; a criação de parcerias, e o estabelecimento de uma rede de apoio profissional”, enfatizou Maria das Graças.
Sobre o Consórcio Sthem Brasil
Trata-se de uma rede – criada em 2013 -, por meio da iniciativa de 11 IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), com o apoio integral de LASPAU – afiliado a Universidade de Harvard.
O Sthem Brasil tem como objetivos investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, por meio das tecnologias educacionais.
A missão é promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de Instituições de Ensino Superior -IES, para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade, visando sempre que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da sociedade atual.
Hoje, com 10 anos de atuação, reúne mais de 65 Instituições de Ensino Superior (IES), entre universidades, centros universitários, como o UniFOA, e faculdades, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal.