Desafios e Inovações na Educação Superior é Tema de Livro

Educação

Na última terça-feira, 05, o assessor da presidência da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), professor Dr. Max Damas, lançou em Brasília seu novo livro, “Educação em Movimento: Desafios e Inovações para o Século XXI”.

O evento ocorreu na sede da ABMES, onde Max participou de uma sessão de autógrafos durante a manhã. Na parte da tarde, o professor visitou o Conselho Nacional de Educação (CNE) para entregar a obra a alguns conselheiros, reforçando o diálogo com representantes do setor.

A obra traz uma reflexão profunda sobre os desafios e transformações da educação superior no Brasil e no mundo. Abordando desde a filosofia educacional até práticas pedagógicas e inovações tecnológicas, Damas oferece um panorama abrangente para inspirar educadores e gestores a contribuírem com um sistema educacional focado no desenvolvimento integral dos estudantes.

O livro é resultado de mais de 20 anos de experiência do professor na gestão acadêmica e convida à reflexão sobre como as instituições de ensino podem se adaptar de forma significativa e humana às mudanças do século XXI. “Fui movido pelo desejo de compartilhar uma visão crítica e atualizada sobre a educação superior. Após mais de duas décadas de experiência, observei como o setor educacional precisa não só de adaptação às novas realidades tecnológicas, mas de uma reformulação que vá além das exigências regulatórias e seja genuinamente voltado para o desenvolvimento do estudante como um ser completo e multifacetado”, explica o autor.

“Acredito que a educação precisa evoluir para um modelo que seja mais flexível, híbrido e voltado para a vida real, indo além dos muros da sala de aula e das fronteiras ocasionais. Assim, a obra busca provoca uma reflexão profunda sobre como instituições, educadores e gestores podem e devem responder às transformações constantes do século XXI”, completa Max Damas ao comentar suas motivações para escrever o livro.

Educação para uma vida plena e significativa

Max Damas argumenta que o ensino superior deve ir além da preparação para o mercado de trabalho, apoiando os estudantes na busca por uma vida plena e significativa. Segundo ele, isso envolve a reestruturação do papel das instituições e de todos os envolvidos no processo educativo. “Precisamos construir um ambiente educacional que não apenas acompanhe a velocidade das mudanças, mas que também prepare os estudantes para um futuro incerto, capacitando-os com as competências emocionais e práticas que o mercado e a vida moderna exigem”, destaca o professor, enfatizando a necessidade de formar cidadãos completos.

“Quero que os leitores questionem e ampliem seus conceitos sobre o que significa ensinar e aprender, especialmente em um mundo onde a tecnologia e a ciência avançam tão rapidamente”, acrescenta.

O papel da tecnologia na educação

Outro ponto de destaque na obra é a relevância da tecnologia no ensino superior. Segundo Damas, a tecnologia é essencial, mas precisa ser integrada de forma cuidadosa e responsável nas práticas pedagógicas. “A introdução de ferramentas digitais, como plataformas de aprendizado adaptativo e a inteligência artificial, trouxe a possibilidade de personalizar o ensino, adaptar o ritmo de aprendizagem e atender melhor às necessidades de cada estudante”, comenta o professor, abordando as transformações digitais que têm redefinido o setor educacional.

Damas destaca que, embora as inovações tecnológicas ofereçam oportunidades para personalizar o ensino, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essas ferramentas sejam integradas de forma eficaz. “Isso exige não apenas investimentos em tecnologia, mas também capacitação docente e uma mudança cultural, para que as instituições vejam a tecnologia como uma aliada pedagógica e não apenas como um atrativo ou exigência regulatória”, afirma ele.

Inovações e um modelo educacional flexível

As principais transformações que a educação superior deve enfrentar estão ligadas a três grandes eixos: flexibilidade, personalização e integração social. Ele defende currículos mais flexíveis, personalizados e conectados à sociedade, para que os estudantes possam moldar seu aprendizado, preparar-se para carreiras futuras e desenvolver habilidades éticas e socioemocionais.

“Essas transformações são realizadas para que a educação superior brasileira possa de fato preparar indivíduos não apenas para o mercado, mas para a vida em sociedade, com todas as suas complexidades e desafios”, conclui Damas.

Onde encontrar o livro

Para aqueles interessados em “Educação em Movimento”, a obra está disponível para download gratuito no site da ABMES. Além disso, o professor disponibilizou 20 exemplares físicos para quem deseja uma cópia impressa, contribuindo para a disseminação das ideias defendidas no livro.

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas