Parceria com UniFOA: Defensoria Pública do RJ vai comemorar os 70 anos de criação

defensoria

O Escritório da Cidadania do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) acompanhou a visita técnica da defensora pública do Estado do Rio de Janeiro, e coordenadora de Programas Institucionais da Defensoria Pública (COGPI), Isabela Menezes, ocorrida na semana passada. O objetivo foi conhecer a estrutura do campus Olezio Galotti, no bairro Três Poços, onde será sediado um grande evento em comemoração aos 70 anos de criação da Defensoria Pública, no mês de agosto, que contará com serviços de orientação jurídica gratuita e acesso à documentação básica, além de uma exposição sobre a história da instituição e Jantar Solidário.

A Defensoria Pública do RJ foi criada através da Lei 2.188/1954, com apenas seis cargos de defensores públicos. Desde então vem se expandindo, tendo realizado no ano passado mais de 3 milhões de atendimentos e acabou se tornando um marco na luta pelos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Hoje, a Defensoria Pública possui mais de 700 defensores e aproximadamente 1,5 mil servidores, com atuação em 100% do território do Estado do RJ, proporcionando à população acesso à Justiça de forma integral e gratuita.

De acordo com Isabela Menezes, a escolha do campus do UniFOA se deu, primeiramente, pela importância do município, uma vez que Volta Redonda é uma cidade estratégica da região do Médio Paraíba:

Leia também:  UniFOA promove bate-papo com André Trigueiro no Dia de Prevenção do Suicídio, próximo sábado (10)

“O próximo passo foi a escolha do local. E, em conversa com os defensores que atuam na comarca, logo surgiu o nome do Centro Universitário de Volta Redonda, que é uma instituição reconhecida pela prática de ações sociais, bem como é uma parceira de longa data da Defensoria Pública. E, para fechar com chave de ouro, possui uma estrutura magnífica que conseguiria receber o evento”, enalteceu a defensora pública.

Ainda de acordo com ela, “o espaço tem o potencial de receber toda a estrutura do evento no mesmo lugar, em especial a exposição sobre a história da Defensoria Pública. E o mais importante, de forma digna, acolhedora para a população, uma vez que o evento será voltado para o atendimento à população mais vulnerável da região.”

De acordo com o coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto, a Defensoria Pública está fazendo comemorações itinerante em vários municípios sobre os 70 anos de sua fundação e escolheu, em Volta Redonda, fazer parceria com o UniFOA porque é uma história que já vem desde 2008, através da realização de vários cursos, palestras e eventos:

“Essa parceria é estratégica para o UniFOA, pois prezamos muito trabalhar com a Defensoria Pública porque prioriza auxiliar as minorias. O Escritório da Cidadania e o UniFOA têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da sociedade, principalmente cuidando das pessoas mais vulneráveis e estamos preparando uma extensa e diversa programação, com a participação de vários cursos de graduação. Ficamos muito feliz estar sempre sendo lembrado pela Defensoria Pública que somos um parceiro importante para a instituição e ficamos orgulhoso em poder participar”, ressaltou Dario.

Leia também:  “Maratona Enem” – evento gratuito sobre dicas de Redação acontece no próximo sábado

No dia do evento, os defensores públicos e toda equipe prestarão orientação jurídica, com o ajuizamento de ações, contando com a participarão de alunos dos cursos de Direito:

“A colaboração entre as duas instituições é de longa data e traz ótimos frutos para a população vulnerável do município. Essa união tem sido essencial para a execução desse projeto, mas não apenas na disponibilização do espaço, mas também ao agregar vários serviços e atividades voltadas ao atendimento da população no dia do evento”, pontuou a defensora Isabela Menezes.

Estão sendo planejados atendimentos envolvendo diversos cursos, como Direito, Enfermagem e Nutrição, que ficará responsável pelo Jantar Solidário, que pretende reunir cerca de 300 crianças e adultos, atendidos pela Associação Projeto Amor em Ação, que fica em Três Poços.

“O Detran vem emitir documentos, teremos a presença do PetSáude e vamos promover mais um Jantar Solidário. Estamos preparando muitas coisas boas para fazer jus à comemoração tão importante”, finalizou Dario Aragão.