Por meio do Núcleo de Práticas Contábeis (NPC), os cursos de Ciências Contábeis e de Administração do UniFOA promovem o Projeto de Extensão Plantão de Imposto de Renda 2023 até 30 de maio. A oportunidade é gratuita e destinada a todos os contribuintes que receberam até R$ 36 mil de rendimentos tributáveis em 2022.
O atendimento acontece no Escritório da Cidadania, no Campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado (Avenida Lucas Evangelista, nº 862). Os dias e horários de funcionamento para declaração do IRPF são às terças-feiras, das 9h às 11h30, e às quintas-feiras, das 14h às 16h30.
Para ser atendido, basta o contribuinte ir até o local com os documentos necessários:
- Informe de todos os rendimentos 2022. Isso inclui informe de rendimento das fontes pagadoras (empresas, governo, pessoas físicas etc.);
- Informe de rendimentos do banco (Conta corrente e/ou poupança);
- Dados da conta bancária para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;
- Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento;
– Comprovante de rendimentos de dependentes:
- Endereço atualizado;
- Cópia da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (completa) entregue;
- Atividade profissional exercida atualmente.
- Recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde (com CNPJ da empresa emissora e a indicação do paciente);
- Despesas médicas, psicólogos e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional, com indicação do paciente);
- Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora com a indicação do aluno).
Importância da ação para a formação dos estudantes
Segundo o professor responsável pela atividade, Agamêmnon Rocha Souza, além de beneficiar a população, essa iniciativa do Centro Universitário de Volta Redonda agrega à formação dos estudantes de Administração e de Ciências Contábeis (que atualmente compõem a Escola de Gestão & Negócios).
– Essa ação é uma oportunidade única para os alunos, que têm as aulas teóricas em salas de aula e a prática contábil. Isso contribui muito para a formação deles, porque aprendem fazendo – destaca.
Assim como acontece em todos os atendimentos ao público, o professor explica que acompanha todo o processo. “Antes, eu faço avaliação com os alunos, fico à disposição e observando eles trabalharem”. Ele acrescenta ainda: “Os cursos se fortalecem, assim como alunos, em consequência, com a prática de ações desse tipo”.
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ