Curso de Publicidade e Propaganda desenvolve projeto de artes recicláveis

artes

As artes finais do projeto “EmbalARTE” do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foram apresentadas pelos estudantes do 4º período do curso, como a prática final da disciplina de Gestão de Marketing. Em uma exposição realizada na noite da última segunda-feira (10) no prédio 9 do campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, os acadêmicos exibiram quadros artísticos elaborados por meio da iniciativa realizada ao longo do primeiro semestre, proposta pelo professor Edilberto Venturelli e o coordenador do curso Douglas Gonçalves.

O intuito da atividade era de criar obras artísticas a partir do uso de embalagens e resíduos sólidos recicláveis, com o propósito de fomentar a responsabilidade social e sustentabilidade através de artes recicladas, além de incentivar a conscientização ambiental por meio de conhecimentos aprendidos nas aulas. Cada aluno confeccionou um quadro, totalizando 15 obras, utilizando materiais que, comumente, costumam ser descartados após serem utilizados uma única vez no cotidiano, tal qual plástico, papel e papelão.

As artes continuarão expostas no mesmo local da apresentação, para que todos os docentes, discentes e funcionários do UniFOA e FOA (Fundação Oswaldo Aranha) sejam impactados pelos princípios sociais e conscientizadores dessa prática. Para destacar ainda mais as vantagens da reciclagem e a sustentabilidade, todos os estudantes adicionaram informações claras sobre esses propósitos, estimulando o consumo assertivo desses materiais.

Leia também:  UniFOA na escola: colégio interativo

De acordo com a plataforma Central de Custódia, que coleta e analisa dados de logística reversa de embalagens na América Latina, mais de 1,8 milhão de toneladas de embalagens foram reutilizadas no Brasil. Apesar do progresso, o país recicla apenas 4% desses resíduos, índice muito abaixo de outros países da América do Sul, como Chile e Argentina, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da ISWA (International Solid Waste Association).

O desenvolvimento do EmbalARTE visava justamente incentivar a prática de reciclar resíduos e embalagens alinhada à criatividade dos alunos, que utilizaram técnicas adquiridas em sala, como a harmonia da mistura de determinadas cores em um quadro, que podem transmitir sensações de poder e energia, por exemplo. Os acadêmicos elaboraram suas artes como figuras representando animais, plantas, pessoas e personagens fictícios a partir da reciclagem e o acabamento com pincéis, colas, tesouras e outros instrumentos artísticos.

“A elaboração do projeto e a exposição serve como uma plataforma para que os discentes de publicidade apliquem suas habilidades de comunicação e marketing em um contexto real, promovendo a conscientização sobre sustentabilidade”, afirmou Edilberto Venturelli, um dos professores proponentes da iniciativa. Ele ainda expressou sua gratidão em poder proporcionar esses momentos de muito aprendizado e transformação acadêmica aos seus estudantes, garantindo os impactos da conscientização ambiental e social ampla dos participantes:

“Me sinto completando a formação desses alunos de forma abrangente. Observo que todos eles podem potencializar uma informação “trocada”, além das quatro paredes da instituição. Acredito que formamos, verdadeiramente, para a vida, por isso sinto-me responsável em proporcionar uma compreensão ampla da caminhada que esse aluno já tem ou terá no mercado e na vida”.