Curso de Medicina conquista nota máxima na avaliação do MEC

curso de medicina

O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tem motivos de sobra para comemorar. Em recente Avaliação de Renovação de Reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição conquistou a nota 5, a pontuação máxima, que reflete a excelência na formação médica oferecida pelo Centro Universitário.

A avaliação do MEC considera três dimensões essenciais: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, além da Infraestrutura. Esses fatores foram determinantes para o resultado, e a conquista demonstra o compromisso da instituição com a qualidade e o aprimoramento constante.

A reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, expressou o orgulho da instituição em relação a essa conquista:

“Este é um momento que nos enche de alegria e reflete o empenho e a dedicação de todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para o desenvolvimento do curso.”

A reitora também destacou o esforço coletivo envolvido no processo avaliativo, que contou com a participação de mais de 300 colaboradores, entre docentes, estudantes e técnico-administrativos. Foram postados 8.414 documentos, organizados por 35 pessoas diretamente envolvidas, num esforço conjunto que resultou nesse sucesso.

“A nota 5 representa o reconhecimento do trabalho árduo, do compromisso com a excelência e do constante desejo de aprimoramento que permeiam o dia a dia da nossa instituição. Mais do que isso, é a confirmação de que estamos no caminho certo, formando profissionais de alto nível, capazes de transformar a realidade da saúde do nosso país com competência, ética e humanidade”, completou Ivanete Oliveira.

O coordenador do curso de Medicina, Julio Aragão, ressaltou que a conquista da nota máxima é o resultado de um trabalho coletivo, que vai além de uma única gestão.

“Diversos coordenadores, ao longo do tempo, contribuíram para o desenvolvimento contínuo do curso, com dedicação e visão de futuro. O empenho de toda a comunidade acadêmica, especialmente nossos docentes, foi essencial para alcançarmos esse reconhecimento. Esse resultado reflete o cuidado e a atenção que sempre dedicamos à formação médica no UniFOA”, afirmou Julio.

Sobre sentimentos, Julio Aragão disse que agora existe um sentimento duplo, o de dever cumprido, por tudo o que já foi realizado, e de um novo desafio, que é o de manter e aprimorar esse padrão de excelência.

“Estamos comprometidos em continuar inovando, oferecendo qualidade, acolhimento e formação diferenciada para nossos estudantes, que, em breve, estarão contribuindo para a saúde da nossa sociedade. É um novo ciclo que se inicia, com a responsabilidade de preservar e elevar ainda mais o nível de excelência que já conquistamos”, finalizou.

Eduardo Prado, presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), também celebrou a conquista, ressaltando a importância desse marco para o futuro da saúde no país:

“Essa vitória é um reflexo do nosso compromisso em oferecer uma formação de excelência, que vai além do conhecimento técnico. Formamos profissionais que irão transformar vidas e contribuir para a melhoria do sistema de saúde. Essa nota máxima é motivo de grande orgulho para todos nós e fortalece ainda mais nossa missão de educar e inovar.”

A conquista da nota 5 reafirma o UniFOA como uma referência no ensino superior de Medicina, comprovando que a instituição está alinhada com os mais altos padrões de qualidade, sempre comprometida em oferecer uma educação completa e transformadora.