É importante que o aluno se preocupe em conhecer os critérios de avaliação da redação Enem para poder garantir uma ótima pontuação e as melhores colocações para o curso pretendido. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como Enem, é a principal forma de ingresso para a maioria das universidades.
A preparação para a prova do Enem requer um estudo amplo das matérias vistas ao longo do ensino médio. Além disso, o aluno deve se dedicar bastante, se atualizando com notícias nacionais e internacionais, além de se preparar extensivamente para a prova, conhecendo os critérios de avaliação para elaborar uma excelente redação.
Quer conhecer os critérios de avaliação do Enem para garantir uma excelente nota na sua redação? Então, continue a leitura!
Como funciona a prova de redação do Enem?
A prova de redação do Enem consiste em um texto dissertativo-argumentativo que deve ser escrito em até 30 linhas utilizando como base os textos de apoio, que podem consistir em pesquisas científicas, notícias, gráficos, quadrinhos ou outros tipos de ilustrações.
O material de apoio jamais deve ser copiado integralmente, mas apenas utilizado como base para a elaboração de argumentos, a fim de não incorrer em erros que prejudicam a nota da redação do Enem.
Nesse sentido, é importante observar que a prova exige muito mais do que apenas ter o domínio adequado da norma padrão da língua e uma boa bagagem de conhecimentos. É preciso também ter habilidade argumentativa e propor, no final do texto, soluções viáveis para o problema apresentado.
Domínio da escrita formal em língua portuguesa
Um dos critérios avaliados pela banca corretora de redações do Enem, certamente, é o domínio da modalidade formal da língua portuguesa expresso na escrita dos estudantes.
Para isso, é importante ter uma caligrafia legível, uma excelente noção de ortografia e gramática, além de manejar a língua portuguesa da forma adequada, garantindo a coesão e a coerência da produção textual. As redações que obedecem a esse critério têm grandes chances de receber uma boa pontuação, mas esse não é o único critério a ser avaliado.
Compreensão da proposta de redação e aplicação das áreas de conhecimento
A interpretação de texto também envolve a plena compreensão do que está sendo proposto no tema da redação do Enem. Imagine a situação de um aluno que se esforça durante todo o período da prova para produzir um texto completo e correto linguisticamente, mas que foge totalmente à proposta do tema? Ele corre sérios riscos de até mesmo tirar zero na redação da prova.
Mesmo que o estudante tenha obedecido a todas as normas da língua portuguesa, houve uma falha de interpretação e na compreensão do que estava sendo pedido, por isso, para garantir o entendimento correto da pauta, é importante que o aluno treine e pratique bastante com as provas anteriores.
Por exemplo: pode ser pedido que o aluno interprete uma tirinha em quadrinhos e, a partir do seu raciocínio, elabore o texto dissertativo-argumentativo que está sendo solicitado. Ou então, pode ser necessário que o aluno interprete os dados de um gráfico a fim de subsidiar sua produção de textos e, para isso, ele precisa saber interpretar tais informações.
Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
Outro aspecto que faz parte da avaliação do estudante na prova de redação do Enem é a sua habilidade de articular e aplicar os conhecimentos de outras áreas de estudo.
Esse é mais um critério que exige do aluno uma compreensão global do que está sendo pedido, envolvendo a relação, seleção, organização e interpretação de dados e de informações auxiliares que geralmente acompanham a proposta da redação.
Por exemplo: se a proposta da redação do Enem é sobre o tema de desmatamento, é esperado que o aluno elabore seu texto não só priorizando a boa escrita da língua portuguesa, mas relacionando- o aos demais conhecimentos envolvidos como biologia, geografia, história, entre outras.
Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
O domínio dos mecanismos de argumentação é outro ponto importantíssimo na avaliação da redação do Enem, afinal, em um texto cujo gênero é dissertativo-argumentativo, é esperado do aluno a capacidade de persuadir o leitor do seu ponto de vista.
Para isso, o aluno deve conhecer a estrutura do texto argumentativo, que requer o domínio da norma culta da língua portuguesa, além da apresentação de argumentos que corroborem com o ponto de vista que está sendo defendido, dos contra-argumentos e as informações que embasam a ideia principal.
Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Diante de todos os critérios de avaliação da redação do Enem, um ponto muito observado e valorizado pela banca, além da relação dos conhecimentos citados, é a capacidade de o aluno pensar de maneira crítica.
É esperado que os estudantes tenham passado o ano acompanhando as notícias e atualidades, exercendo seu direito à cidadania e pensando reflexivamente a respeito dos temas mais comentados no mundo.
Por isso, conforme já comentamos, ao final da redação do Enem, é esperado que o aluno proponha sugestões de intervenção para o problema abordado, preferencialmente que tenham um impacto positivo na sociedade e que não firam nem desrespeitem os valores humanos.
É possível zerar a prova do Enem?
É importante deixar o alerta que a fuga ao tema proposto ou deixar de escrever a redação obedecendo às características do gênero dissertativo-argumentativo, pode zerar a redação do Enem.
Além disso, os textos que contenham menos de 7 linhas, cópias de trechos dos textos motivadores, conteúdos ofensivos ou a redação em branco, mesmo que o rascunho tenha sido entregue, também são motivos que culminam na redação zerada na prova do Enem.
Conclusão
Como você pôde verificar, para garantir uma boa vaga nas melhores universidades, é importante ter um bom desempenho no Enem. Mas para isso, é fundamental estar por dentro de todos os critérios de avaliação da redação, a fim de tirar o máximo proveito da preparação para essa prova e se dar bem nesse exame tão esperado por todos os estudantes.