Um projeto iniciado neste ano, pelo ambulatório do UniFOA, junto ao Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro) irá atender de forma gratuita, crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento, que podem interferir no desempenho social e acadêmico dos portadores. A ação tem como objetivo oferecer aos pacientes um atendimento integral em diversas áreas como pediatria, psicologia, neurologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e fonoaudiologia. A iniciativa surgiu a partir do coordenador de pediatria do hospital, Amaro Inácio Filho.
Até agora, cerca de 200 crianças passaram pela neurologia e outras iniciaram o acompanhamento com o time multidisciplinar. Entre os principais transtornos do neurodesenvolvimento estão o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista e Distúrbios da Aprendizagem, que têm sua origem no período gestacional ou na infância.
Para que os atendimentos sejam realizados, a criança deverá ter um encaminhamento médico. Além disso, os pais terão que participar de uma entrevista com os profissionais do projeto. Mais informações pelo telefone: 3339-9392 Ramal 4177.
Fonte da foto de capa: aba+ inteligência afetiva
Yngrid Marcate | Estagiária
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA