É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas ao Congresso de Medicina do UniFOA, que neste ano aborda um tema fundamental para a formação médica: “Capacitação de futuros médicos para o cuidado crítico em emergências e terapia intensiva”. A prática em ambientes de alta complexidade exige não apenas domínio técnico, mas também habilidades que refletem as competências que estruturam nossa formação.
A capacitação de futuros médicos para o cuidado crítico em emergências e terapia intensiva deve estar fundamentada na medicina centrada na pessoa e baseada em evidências, garantindo uma assistência integral ao paciente crítico. A gestão em saúde exige a tomada de decisões que considerem os determinantes individuais e coletivos da saúde, promovendo um atendimento mais equitativo e eficiente. A educação em saúde e o empoderamento do autocuidado são fundamentais, incluindo a comunicação eficaz, a orientação sobre saúde e o envolvimento da família no processo terapêutico. A atuação crítica requer criatividade e trabalho colaborativo, demandando a resolução de problemas complexos, a articulação entre equipes e uma abordagem proativa para a tomada de decisão. A responsabilidade social e o compromisso com o SUS são pilares essenciais, garantindo a equidade no acesso à saúde e contribuindo para um sistema que atenda a todos com dignidade e eficiência. Além disso, a produção, disseminação e incorporação responsável do conhecimento e das tecnologias devem ser constantes, exigindo autonomia na busca por atualização científica e o uso ético das inovações tecnológicas.
Este congresso representa mais uma oportunidade de aprofundamento dessas competências e de reflexão sobre a formação do médico que queremos e precisamos formar.
Que seja um evento produtivo e inspirador para todos!
01/04 a 04/05
02/04 a 18/04
27/04
09/05 – apresentação de ê-poster e apresentação oral
Médico formado pelo UniFOA. Possui residência de Clínica Médica - HSJB/PMVR, Residência de Cardiologia - Hospital Pró-Cardíaco, Coordenador Médico Clínica Médica Hospital Unimed Volta Redonda, Coordenador da Residência de Clínica Médica - HSJB/PMVR, Coordenador COREME - HSJB/PMVR e Preceptor Internato de Clínica Médica – UniFOA.
Médico pela UERJ; Residência Médica em Diagnóstico por Imagem pelo INCA RJ; Mestre em Educação em Saúde e Meio Ambiente; Pós-graduado em Perícias Médicas e em Psiquiatria; Pós graduando em Psicanálise e Análise do Contemporâneo.
Médico formado pela Universidade Federal Fluminense e mestrado acadêmico interdisciplinar em Educação e Saúde pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Volta Redonda. Mestrado Profissionalizante em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.
Doutorando em Neurologia e Neurociências - EPM/UNIFESP; Fellow em Neurocirurgia Geral e Ataxias - EPM/UNIFESP; Neurologista - Hospital Israelita Albert Einstein; Membro - Internacional Parkinson and Movement Disorder Society; Membro - American Academu of Neurology.
Formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá-MG em 2009; Cirrugião Vascular e Endovascular; Coordenador da Emergência Cirúrgica do Hospital São João Batista de Volta Redonda (RJ); Coordenador do Serviço de Cirurgia Geral e Programa de Residência de Cirurgia Geral do Hospital Munir Rafful de Volta Redonta (RJ).
Mestre em Ensino em Ciências da Saúde (UniFOA); Pós-graduado em Cuidados Paliativos (Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein) e Especialista em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Atualmente, é Pós-graduando em Auditoria em Serviços de Saúde; Graduado em Medicina (UniFOA), é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Munir Rafful e Supervisor da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Atua como Coordenador Médico da Atenção Primária à Saúde, Médico Regulador e no Programa Melhor em Casa, todos na Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa.
Médica pelo Centro Universitário de Volta Redonda; Formação em Cirurgia Geral (HMMR); Especialista em preceptoria de Residência Médica pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Especialista em Educação Médica pela USP; Capacitação em Simulação Realística pelo Hospital Albert Einstein; Instrutora de Simulação Realística pelos Institutos Laerdal e IBKL; Mestre em Ciências da Saúde; Douttoranda da UNIFESP; Coordenadora do Internato de Cirurgia Geral do UniFOA; Orientadora da Liga de Suporte Emergencial e Intensivo (LASEI) do UniFOA.
Médico pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (FMT); Residência em Clínica Médica (SCBM 2020); Pós graduado em pneumologia e tisiologia (FATEC PR 2023); Médico rotina de UTI,centro ambulatorial de pneumologia e enfermaria na SCBM; Médico auditor e assitência do serviço de atendimento domiciliar da UNIMED BM.
Residência em Clínica médica (HGNI); Residência em Cardiologia (INC); Título de especialista em Cardiologia (SBC); Mestre em Cardiologia (INC/UFRJ).
Médica formada pelo UniFOA em 2023; Residente do Segundo ano do programa de Residência Médica do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful em Pediatria;
Médica formada pelo UniFOA em 2023; Residente do Segundo ano do programa de Residência Médica do Hospital Santa Cecília (HSC) em Pediatria, especialização profissionalizante em manipulação alopática; Graduação em Farmácia pela UBM.
Graduada em Medicina pela UniFOA, possui especialização em Pediatria pelo HSN e em Neonatologia pelo CEPERJ. Realizou estágio em neonatologia no Jackson Memorial Hospital, em Miami, e no Babies & Children’s, em Nova Iorque. É especialista em Gestão Hospitalar pela ENSP/FIOCRUZ e em Gestão Executiva em Saúde pela FGVRJ. Também é mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela UFRJ e possui certificação no Método Canguru e Aleitamento Materno pelo Ministério da Saúde.
Professor de Educação Física pela UERJ; Mestre pela UNIFOA; Doutor pela UERJ; Professor de Primeiros Socorros no curso de Educação Física do UniFOA desde 2013; Bombeiro Civil desde 2019.
Médica formada pela Universidade Privada del Valle, com diploma revalidado pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Paramédico avançado pelo Colégio Nacional de Paramedicos de Santiago (Chile); Médica resgatista pelo serviço voluntário de resgate e salvamento SAR Bolivia; Graduada em Urgência e Emergência pela Universidade Unimed (BH); Graduada em Geriatria pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sirio Libanês (SP).
Graduada como assistente social pela UFRJ; Doutoranda em Serviço Social pela PUC-RIO; Mestre em política social pela UFF.
Graduação em Medicina pela Fundação Osvaldo Aranha - UniFOA (2019); Residência em Clínica Médica HMMR (2022); Pós-graduação no Hospital Israelita Albert Einstein em Cuidados Paliativos (2025); Atuação em Emergência desde 2020.
Formada em Medicina no UniFOA em 2015; Cirurgiã Geral, formada no Hospital São João Batista (HSJB) em 2018; Cirurgiã Plástica, formada no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (UNIRIO) em 2021; Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Médico formado pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Cirurgião Geral pelo Hospital Escola de Valença, pós-graduação em gestão e saúde pelo Albert Einstein, Urologia pelo Hospital Federal de Ipanema e Observership Cirurgia Robótica (Mount Sinai Hospital NYC).
Graduação em Medicina pela Fundação Osvaldo Aranha - UniFOA (1992); Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Siderurgia Nacional (1996); Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela AMB (1995); Doutorado em Saúde coletiva – Epidemiologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2008).
Graduada em Odontologia em 2000; Cap. Dent. PM- Oficial do Quadro de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo desde 2002; Especialista em implante pela ABO Santos em 2009; Especialista em HOF pela ABO Santos em 2021, Atuante na área de Harmonização Facial desde 2017, Curso de atualização e/ou aperfeiçoamento em Prótese dentária, próteses sobre implantes, dentística estética, DTM, periodontia entre outros.
Cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia; Intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira; Mestre e Doutor em Ciências Cardiovasculares pela UFF; MBA em Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas; Coordenador das Unidades Intensiva e Cardiointensiva - Samer e Rede D'or; Coordenador do CTI e Unidade Neurointensiva do Hospital de Emergência de Resende.
Médico e Cirurgião Geral; Graduação pela UNIFAA; Residência Médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa; Mestrando em Ciência Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP; Docente da disciplina de Clínica Cirúrgica (UNIFAA); Preceptor do Internato de Cirurgia (UNIFOA); Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma (SBAIT) da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH) e da World Society of Emergency Surgery (WSES).
Médica pela Faculdade de Medicina do UniFOA; Residente de Clínica Médica pelo Hospital São João Batista.
Médico pela Faculdade de Medicina de Valença (UniFAA); Serviço militar temporário por 1 ano na AMAN (Resende-RJ); Residente de Clínica Médica pelo Hospital São João Batista.
Médico pelo UniFOA,; Ginecologista e Obstetra pelo HSJB; Pós-graduação em sexologia pelo IBCMed; Mestrando do MECSMA.
Médico pelo Centro Universitário Multivix Vitória; Médico especialista em Educação na Saúde pela Faculdade de Medicina da USP; Residente de Medicina da Família e da Comunidade pela Faculdade de Medicina da USP-SP.
Graduado em Fármacia e Bioquímmica (UFJF); Graduado em Medicina (UniFOA); Residência em Clínica Médica no HMMR (2009 a 2011); Áreas de Atuação em Medicina - Medicina Intensiva, Emergência, Enfermaria de Clínica Médica, Coordenação de Residência de Clínica Médica, Coordenação de Pronto Socorro e Sala Vermelha, Coordenação de CTI e atualmente diretor técnico do HMMR.
Residência em Neurologia pela HSCMRJ; Membro titular em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia; Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pela UniFOA; Especialização em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono SP (UNIFESP).
Consultora científica da Iniciativa Algels; Bacharel em Enfermagem; Pós-graduada em pacientes de alta complexidade e MBA em gestão hospitalar.
Médico pela Faculdade de Medicina de Valença; Anestesiologista pela Santa Casa de Misericórdia de Limeira - SP; Título em Medicina Aeroespacial pela Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial; Diretor Médico de Vigor Logística em Saúde; 15 anos atuando com Medicina de Urgência/Emergência (CCR Nova Dutra. SAMU, GRAU Resgate), Atual Diretor Médico do Rally dos Sertões.
Médico formado pelo UniFOA; Especialista em Clínica Médica, Terapia Intensiva e Cardiologia pelas Residências Médicas do Hospital Universitário Vassouras; Plantonista Intensivista - Hospital Universitário de Vassouras; Cardiologista - Clínica Alphamed Resende; Plantonista Intensivista e Rotina - Hospital Unimed Resende; Coordenador Docente - Liga Acadêmica de Terapia Intensiva e Emergência da Universidade Vassouras.
Médico pela UFMA, onde foi fundador da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE); Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático; Autor do Livro “Emergência Médica Suporte Imediato à Vida”, em 2018; Fundador da “Tuttoria” - focada em qualificação médica na emergência; Canal do Youtube “Bora Salvar”.
Entendendo a jornada da paciente portadora de câncer de mama na região sul-fluminense: um estudo transversal.
Layza Vieira Eler; Heloísa Magda Resende
Esporotricose Tegumentar e Esporotricose Ocular associada a Síndrome Oculoglandular de Parinaud (SOP) tratadas na Fiocruz, RJ
Rafaela Dunkel Duarte; Natália Rivoli Rossi; Natália Aparecida Alves; Luiz Henrique Conde Sangenis
Ensino, serviço e comunidade: a experiência do Pet-Saúde Interprofissionalidade
Julia Barros de Azevedo; Raphaela Corrêa de Oliveira; Lucrécia Helena Loureiro
Explorando a Realidade da Longa Permanência para Idosos: Uma Experiência da Liga Acadêmica de Medicina em Volta Redonda.
Larissa Azevedo Freire Leite; Laísa da Silva Alves; Emily Carneiro Rodrigues da Silva; Ana Júlia Silva de Almeida; Valentina de Lorenzo Figueiredo; Endyel Silveira Soares; Jose Roberto Arantes Barbosa
Os impactos do uso de telas na primeira infância.
Ana Beatriz de Carvalho Abud; Isabela Scapini Moreira; Julia Otaviano Rosário de Almeida; Luísa França Peixoto Bossa; Sérgio Elias Vieira Cury
Descompensação da síndrome nefrótica em pediatria: um relato de caso no Hospital Municipal Doutor Munnir Rafful, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.
Isabela Simões de Araujo Alegre Salles; Ana Laura Cordelier Pinheiro Fonseca; Luisa Costa Scopacasa; Cláudia Maria de Castro Silva
Tratamento da dor lombar aguda com opioides.
Lara Moser Martins Manhães; Alexandre Henrique de Azevedo Dias; Bernardo Costa Berriel Abreu
Estratégias contraceptivas em pacientes com cardiopatias crônicas.
Ana Carolina Horta Salvador Chiareli; Caroline Chueri de Oliveira; Julia Barros de Azevedo; Lara Danielle Nowak
O uso de cigarros eletrônicos atrelado a infecções pulmonares em jovens: uma revisão da literatura.
Davi Pereira Coelho; Isabella Simão Marongio; Maria Eduarda Moutela Ferreira Nascimento; Victória Aparecida Netto Barboza; Larissa Figuera Félix; Lucas Vinicius dos Santos Marques; Sônia Cardoso Moreira Garcia
Os Impactos do Contato Pele a Pele e Sua Influência no Puerpério.
Arthur de Oliveira Rocha Villela; Cecília Maria de Paiva Xavier dos Santos; Karen Pereira Ribeiro; Paula Cassila Rios da Silveira
Dengue: uma abordagem simplificada da classificação de risco em prol da conscientização da população.
Eduardo Fernandes Portes; Maria Eduarda Nogueira Groke; Paulo Vitor Carvalho Perminio; Vitor Mateus Cunha Alves
StarTI: protótipo de cartilha de atividade física para profissionais da informática.
Samara Caram Aniceto; Beatriz Oliveira de Paula; Welderson Rikcharddy Luiz Nunes Teixeira; Márcia Dorcelina Trindade Cardoso
Adriana Lourdes da Silva
Eliza Prodel Coelho
Érica de Camargo Ferreira e Vasconcellos
Filippo Gustavo do Carmo Coutinho
Geraldo Assis Cardoso
José Roberto Barroso Arantes
Luiz Henrique Conde Sangenis
Maíra Tavares de Faria Cassab
Márcia Dorcelina Trindade Cardoso
Renata Helen de Carvalho
Renato da Silva Teixeira
Rodrigo Cesar Carvalho Freitas
Thaís Guimarães Barreira
Para fazer parte do Congresso Médico Acadêmico UniFOA 2025, você deverá se inscrever em nosso site em apenas uma atividade, podendo ser uma oficina, uma mesa redonda ou uma conferência da sua preferência.
Ao realiza- lá, você estará automaticamente inscrito nas Palestras Magnas dos dias 08 e 09 de maio.
Atenção: Para ganhar o Certificado de Participação do Congresso é obrigatório a participação de três palestras magnas + uma oficina, mesa ou conferência.
Serão aceitos trabalhos nas modalidades Artigos de Revisão, Artigos Originais, Relatos de Caso* e Relatos de Experiência.
*Atenção: os trabalhos que envolvem Pesquisa de Campo e Relato de Caso devem apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética.
As modalidades de apresentação serão: E-poster ou Oral. Os autores serão comunicados quanto à modalidade de apresentação do trabalho escolhida pelos avaliadores. Artigos selecionados pelo Comitê Científico serão publicados nos Anais do Congresso Médico Acadêmico UniFOA. Todas as publicações terão atribuição de DOI (Digital Object Identifier).
Atenção: para submeter seu trabalho é necessário se inscrever previamente no Congresso Médico Acadêmico.
O pré-congresso será dia 7 de maio. Já o congresso acontecerá nos dias 8 e 9 de maio de 2025.
O Congresso Médico Acadêmico UniFOA 2025 será híbrido, no campus Olezio Galotti, em Três Poços – Volta Redonda.
Você poderá realizar a sua inscrição aqui no site do Congresso Médico Acadêmico UniFOA 2025, na seção (LOGIN/CADASTRO).
No Congresso Médico Acadêmico UniFOA 2025, o inscrito só poderá se inscrever em uma atividade do evento. Ao realizar a inscrição, terá acesso liberado nas palestras magnas, mas somente poderá participar de uma oficina, uma mesa redonda ou uma conferência.
Não. As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo site do Congresso Médico do UniFOA 2025.
Não. O congresso Médico Acadêmico UniFOA 2025 é um evento totalmente gratuito.
Não é necessário! Ao se inscrever no congresso, sua participação nas palestras magnas, na parte da manhã, já está garantida automaticamente.
No entanto, para as atividades da tarde, como oficinas, palestras e mesas-redondas, é preciso realizar a inscrição individual para cada uma delas.
Serão aceitos artigos de revisão, artigos originais, relatos de caso e relatos de experiência. Mas atenção! Os trabalhos que envolvem pesquisa de campo e relato de caso, devem apresentar o número de aprovação do comitê de ética.
Após realizar a sua inscrição no congresso, você poderá fazer a submissão de trabalho. O modelo de submissão pode ser encontrado aqui no site.
Os trabalhos poderão ser submetidos entre os dias 02 e 18 de abril de 2025.
Somente membros ou diretores de ligas acadêmicas do UniFOA podem participar da equipe de apoio.
É obrigatória a participação em pelo menos três palestras magnas e em uma mesa redonda ou uma oficina ou uma conferência/palestra, a depender da sua escolha.
Será contabilizada mediante assinatura nas listas de presença disponibilizadas durante o evento.
Para mais informações ou entrar em contato conosco, basta acessar nosso perfil oficial do Congresso Médico Acadêmico UniFOA 2025 no Instagram @congressomedicounifoa. Não deixe também de participar do nosso grupo oficial de WhatsApp, lá disponibilizaremos todas as novidades para você aproveitar melhor o Congresso. Acesse pelo link na bio do Instagram.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.