Quando estamos nos preparando para o vestibular, precisamos dar conta de revisar uma quantidade grande de conteúdos até o dia da prova. Porém, se mesmo tendo foco no aprendizado os resultados não começam a aparecer nos simulados, fica a dúvida: será que o estudo não está sendo suficiente, ou será um problema de dificuldade de aprendizagem?
Se essa é uma dúvida que você tem em relação ao seu desempenho, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar quais são os desafios da dificuldade de aprendizagem e como superá-la. Confira!
Qual é o principal desafio da dificuldade de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem pode impactar negativamente a vida do estudante de várias formas, como ao ocasionar problemas de concentração que podem levar a um baixo rendimento nas provas.
Ela está relacionada, muitas vezes, a questões culturais, cognitivas ou, até mesmo, emocionais. Porém, ela também pode ser causada pelo comprometimento do funcionamento de alguma área do cérebro.
Por isso, o maior desafio para superá-la é contar com um diagnóstico correto, feito quanto antes para saber se ela é causada por fatores externos ou distúrbios como dislexia, discalculia ou TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Como superar a dificuldade de aprendizagem?
Para superar a dificuldade de aprendizagem, é preciso fazer um exercício de autoconhecimento para descobrir quais formas de estudar trazem melhores resultados para você. Porém, é preciso atentar também para o caso de precisar de um acompanhamento profissional, certo?
A seguir, conheça algumas dicas para driblar essa dificuldade e se dar bem nos estudos!
1. Crie uma rotina de estudos
O primeiro passo é criar uma rotina para que você possa manter o foco no aprendizado por um determinado período. Para isso, utilizar cronogramas de estudos é uma ótima forma de reservar alguns horários do seu dia para revisar os conteúdos necessários, garantindo que nenhuma matéria seja deixada de lado.
2. Participe de grupos de estudos
Os grupos de estudos são ótimas formas de fixar as matérias estudadas, pois são encontros que geram debates sobre tópicos predeterminados. Dessa forma, ninguém se sobrecarrega e todos se ajudam a entender e absorver aquele conteúdo.
Para quem tem dificuldade de aprendizagem, ouvir a explicação de um colega pode tornar a disciplina mais fácil de entender do que estudar apenas por livros didáticos.
3. Teste diferentes formas de estudar
Uma possibilidade de superar essa dificuldade é utilizando diferentes formas de estudar, como por meio de resumos, fichamentos, mapas mentais, leituras ou autoexplicação. Para saber qual método de estudo funciona melhor para você, o ideal é testar o maior número possível deles.
4. Procure uma avaliação multidisciplinar
Uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicopedagogos e psicólogos, por exemplo, pode ser a chave para detectar quais são as causas da dificuldade de aprendizagem, facilitando o seu diagnóstico e o encaminhamento a um possível tratamento.
5. Recorra a especialistas
Uma vez que tenha o diagnóstico, fica muito mais fácil decidir o próximo passo. Em caso de algum distúrbio encontrado, você saberá a qual especialista recorrer para contorná-lo. Porém, se o problema vier de fatores externos, um bom professor particular ou uma consultoria educacional pode ajudar a retomar o foco nos estudos.
Conclusão
Como vimos, a dificuldade de aprendizagem pode colocar em risco o seu desempenho no vestibular e, posteriormente, na faculdade. Por isso, saber como reconhecer e lidar com isso é fundamental para se tornar protagonista do seu próprio ensino. Seguindo as nossas dicas, você certamente conseguirá passar por essa etapa e alcançar os seus objetivos acadêmicos.