Ao terminar o Ensino Médio, muitos alunos começam a pensar na próxima etapa: a faculdade! Esse é um momento repleto de expectativas e descobertas, mas é normal que também haja um frio na barriga em relação à escolha da graduação. Você pode se perguntar: “afinal, como saber o curso ideal para mim?”
Essa é uma dúvida muito válida, já que se trata de uma decisão que impacta diretamente o seu futuro profissional. Então, ela deve ser tomada com base em interesses, aptidões e perspectivas de trabalho. Quer conhecer 4 dicas para acertar na escolha? Continue a leitura!
A importância de escolher o curso ideal
Já pensou começar um curso de 4 anos e descobrir na metade do caminho que aquela área não tem nada a ver com o seu perfil profissional? É claro: nunca é tarde para mudar de ideia. Mas apostar em uma opção mais alinhada com seus interesses reduz bastante a chance de arrependimento.
Para além da faculdade, o raciocínio é o mesmo ao iniciar a vida profissional. Uma boa escolha de curso aumenta a probabilidade de satisfação com a sua futura carreira. E mais que isso: é um fator decisivo para o seu sucesso profissional, já que suas habilidades e o seu perfil combinam com o que é esperado e até exigido para a área.
Dicas para escolher o curso ideal para você
Anote aí as principais dicas para acertar na escolha da graduação!
1. Considere seus interesses e aptidões
Você já viu que entender seus pontos fortes e inclinações é superimportante na hora de escolher o curso superior, não é? É claro que você precisa conhecer o mercado, estudar sobre possibilidades de atuação, remuneração média e outros pontos mais práticos.
Porém, uma boa parte do sucesso no “match” com o curso é a personalidade do aluno. Por isso, considere seus maiores interesses desde o período da escola, como suas matérias preferidas. Com isso, já será possível filtrar pelo menos a grande área de conhecimento mais interessante para você (Humanas, Exatas, Biológicas, Saúde etc.).
2. Faça um teste vocacional
Existem inúmeros testes vocacionais disponíveis na internet. Eles são ferramentas muito interessantes, pois indicam algumas opções de curso que combinam com o seu perfil. O mais legal é que, para chegar a isso, os testes geralmente fazem perguntas indiretas sobre suas opiniões, valores e comportamentos.
3. Converse com profissionais
Após refletir sobre seus interesses e fazer alguns bons testes vocacionais, outra boa dica são conversas com profissionais das áreas que mais chamam a sua atenção. Nesse momento, você já deve ter uma quantidade menor de opções de curso em mente.
Então, é possível buscar orientações sobre essas possibilidades junto a pessoas que realmente vivenciam aquela profissão dia após dia.
4. Pesquise a fundo sobre o curso e o mercado
Agora, é hora de pesquisar sobre:
- Empregabilidade
- Áreas de atuação
- Remuneração média
- Possibilidades de especialização
- Principais atividades da profissão, entre outros pontos
Também vale a pena conhecer melhor o curso de graduação, principalmente a grade curricular. Assim, você terá uma ideia melhor da sua compatibilidade com a Faculdade.
Conclusão
Como você viu, aquela pergunta sobre “como saber o curso ideal para mim?” não tem uma resposta tão simples. Você precisa de uma boa dose de autoconhecimento e muita pesquisa. Conte também com o apoio de uma instituição de ensino como o UniFOA, que tem um núcleo de carreiras, diversas opções de graduação e uma equipe preparada para ajudar os alunos!