A prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, sobre um tema específico proposto, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira. Os participantes deverão apresentar uma tese, argumentos que a fundamentam e uma proposta de intervenção para o problema apresentado.
Temida pela grande maioria dos candidatos, a redação é uma das etapas mais importantes da prova. Por isso, é necessário saber como ela funciona, o que ela deve ou não deve ter. Em resumo, saber detalhadamente as suas características e exigências.
Afinal o que é uma dissertação argumentativa?
Uma dissertação argumentativa é um tipo de texto no qual o autor apresenta um argumento sobre um tema específico. O objetivo é convencer o leitor da validade do ponto de vista do autor por meio da apresentação lógica e consistente de evidências, exemplos e raciocínio persuasivo.
Geralmente, essa dissertação segue uma estrutura organizada, incluindo introdução, desenvolvimento de argumentos e conclusão voltada para uma proposta para solucionar um problema. Você pode conferir também nosso conteúdo explicando o que são e como usar as citações para redação Enem.
Competências avaliadas
- Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: avalia a habilidade do participante em utilizar a gramática e a ortografia de forma correta.
- Compreensão do tema: avaliar a capacidade de conhecimentos e argumentos articulados para elaborar a redação.
- Selecionar e organização das informações: analisa a capacidade de argumentação e seleção de informações pertinentes ao tema.
- Demonstrar conhecimento da língua necessários para a construção da argumentação do texto: avaliar o uso adequado dos recursos linguísticos para a construção dos argumentos.
- Elaboração de uma proposta de solução: verificar a capacidade do participante em propor soluções viáveis e respeitosas aos direitos humanos para o problema discutido no texto.
Cada uma das competências recebe uma nota de 0 a 200 pontos, totalizando 1000 pontos. Veja também algumas dicas práticas de como fazer uma excelente redação no Enem!
Como é feia a correção?
A correção da prova de redação do Enem é realizada por dois avaliadores independentes, que seguem os critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Cada avaliador atribuiu uma nota de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências avaliadas. Se houver uma diferença significativa entre as notas dadas pelos dois avaliados, a redação é encaminhada para um terceiro avaliado. Não havendo um acordo entre o terceiro corretor e os dois demais, a redação será corrigida por uma banca examinadora, formada por três professores que darão a nota final.
Conclusão
Sua dedicação na redação do Enem é fundamental! Não hesite em praticar, buscar feedback e aprimorar suas habilidades de escrita. Não esqueça os seus documentos, caneta esferográfica preta e outros itens essenciais. Boa sorte!