No último sábado, dia 6, o Auditório William Monachesi, no campus Três Poços do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), foi palco para o início de um projeto de grande importância na área da saúde: o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) deu início ao seu programa itinerante, trazendo uma série de palestras e debates para os médicos da região.
O presidente do CBC, Pedro Eder Portari, expressou sua satisfação em realizar um evento de tal magnitude para os profissionais médicos locais, destacando a importância de sair dos grandes centros e levar conhecimento para áreas mais distantes. Ele ressaltou: “Nós tivemos como um dos objetivos exatamente esse, sair dos grandes centros e vir para o interior, não porque é menor, mas porque está longe dos grandes centros. Vir a Volta Redonda, que é uma cidade muito importante, e um polo não só educacional, o UniFOA é um polo muito respeitado há muitos anos, tem uma grande tradição na formação de médicos.”
Para o presidente das regionais do CBC, Biazi Ricieri, a realização do evento em Volta Redonda é uma oportunidade única de promover a educação continuada e a interação entre cirurgiões de diferentes localidades. Ele enfatizou: “Olha para o CBC, é um prazer estar aqui. É a primeira vez que o presidente do CBC, o Pedro Portari vem a Volta Redonda para um evento desse. É um evento importante para nossa cidade e para a região. É uma oportunidade da gente criar uma educação continuada, atualizações e interagir os cirurgiões da capital com os cirurgiões do interior aqui do nosso estado.”
O presidente da FOA, Eduardo Prado, destacou a honra em apoiar o evento e enfatizou o compromisso da instituição com a saúde e a educação. Ele ressaltou: “Durante a abertura do evento, tive a oportunidade de expressar a honra em apoiar esse evento e representar nossos estudantes, professores e colaboradores repassando os cuidados com a saúde que a instituição preconiza reforçando o compromisso que a Fundação Oswaldo Aranha tem em ser um ecossistema de saúde e educação.”
Além disso, o evento prestou uma homenagem especial ao professor Paes Leme, que completou 50 anos de contribuição à saúde e ao ensino de muitos médicos. Sua dedicação e comprometimento foram reconhecidos por sua significativa influência no campo da medicina e na formação de profissionais qualificados.
O CBC, como a maior sociedade médica do país e da América Latina, traz consigo uma vasta experiência e conhecimento, sendo um parceiro fundamental para promover o avanço da medicina e o aprimoramento dos profissionais de saúde em todo o território nacional.
Com o início do projeto CBC Itinerante no UniFOA, abre-se uma oportunidade única para promover o conhecimento, a troca de experiências e o fortalecimento dos laços entre a comunidade médica local e uma das principais instituições de ensino e saúde da região.