CIPA encerra com sucesso ciclo de palestras do Abril Verde

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) promoveu, entre os dias 25 e 29, em parceria com o setor de Segurança do Trabalho – ambos da FOA – um ciclo de palestras intitulado Abril Verde, que é o mês em que se comemora mundialmente a Saúde (dia 07) e porque neste mês, desde 2005, o Brasil lembra, através da Lei 11.121, o Dia Nacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho (dia 28). Sob o tema central Saúde e Segurança do trabalho, foram realizadas palestras, apresentações voltadas a cuidados pessoais e prevenção de acidentes, nas dependências do campus Três Poços e por meio da plataforma Microsoft Teams.

Os temas das palestras foram: “Uso, conservação e guarda de EPI” proferida pela Engenheira Ana Paula Raimundo (Unimed VR); “Ergonomia na prevenção das lombalgias”, por Dr Geraldo Cardoso; “Prevenção de estresse no trabalho”, por Dr Walter Luiz Fonseca; “A importância da atividade física na saúde”, por Dr José Roberto Arantes e “Prevenção de acidentes perfuro cortantes”, por Miriam Salles Pereira.

Foi uma oportunidade de mostrar aos funcionários alguns temas importantes do dia-a-dia na Instituição e que, dentro das suas possibilidades, puderam assistir e adquirir conhecimentos sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) para cada situação, na teoria e na prática, pois um estande de demonstrações, próximo à Biblioteca Central, ficou à disposição do público. Houve também demonstração sobre postura e medição de pressão arterial; a importância da atividade física pra saúde e o cuidado no uso de materiais perfurocortantes. No Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, um telão transmitia as palestras para os funcionários da prefeitura.

Leia também:  Reitora do UniFOA e Prefeitura de Pinheiral discutem sobre projeto de inclusão social
Demonstração de uso de um EPI

Segundo a presidente da CIPA, Maria Aparecida Bueno da Silva Maia, a adesão dos funcionários que puderam assistir às palestras transmitidas on line foi muito boa. “Tivemos muita interação, perguntas e elogios pelos temas e palestrantes. Quero aproveitar para agradecer a todos que participaram, foi muito bom, mas não posso esquecer também de agradecer aos Presidente e Vice-Presidente da FOA, respectivamente o advogado Dr Eduardo Prado e o engenheiro José Ivo de Souza, pelo apoio e incentivo e por tudo que têm feito à Instituição, funcionários e alunos e também ao setor de Marketing, que foi fundamental durante todo o processo, especialmente o Alexis Aragão, o nosso muito obrigada”, finalizou.