Aula Magna de Ciências Biológicas destaca novas oportunidades e a importância da pesquisa científica 

aula

O curso de Ciências Biológicas realizou sua Aula Magna no Centro Histórico-Cultural, na última quinta-feira (27), proporcionando uma experiência enriquecedora para os estudantes. O evento contou com uma palestra de um egresso do curso, um bioquiz interativo e uma exposição de fotografias relacionadas aos projetos de levantamento de fauna da região. 

A palestra principal foi conduzida por Yan, egresso do curso, que abordou o tema “Água + Tecnologia + Biologia = Um novo horizonte no mercado de trabalho“. Ao lado de Wagner Martins, Diretor Comercial da Biosolvit, ele destacou como os biólogos podem se qualificar para um mercado amplo, mas que ainda carece de profissionais da área, sendo muitas vezes ocupado por engenheiros. Durante a apresentação, Yan ressaltou a importância de se especializar em questões relacionadas à água e exemplificou soluções desenvolvidas por sua empresa, a Bio, para diferentes desafios ambientais. 

“É sempre uma sensação boa poder retornar ao UniFOA e compartilhar conhecimento com os estudantes. O nervosismo antes de apresentar sempre existe, mas a oportunidade de mostrar novos caminhos que às vezes eles nem imaginam ser possíveis é gratificante”, afirmou Yan. Ele também destacou o impacto positivo de iniciativas como essa, que trazem ex-alunos para compartilhar suas experiências e ajudam os estudantes a ampliar sua visão sobre o mercado de trabalho. 

Além da palestra, os estudantes puderam conhecer mais sobre o Projeto EcoFauna, que busca registrar cientificamente mamíferos silvestres e aves da região. João Pedro Alcântara, um dos responsáveis pelo projeto, enfatizou o valor da pesquisa para a conservação ambiental. “Foi muito gratificante expor os resultados do nosso trabalho para amigos e professores. Esse é um momento de incentivo para novas pesquisas e para mostrar que não é preciso ser formado para desenvolver projetos científicos relevantes”, explicou. 

A iniciativa surgiu da falta de registros científicos sobre a fauna local, um problema que impacta diretamente os esforços de preservação. “Muitos habitantes desconhecem as espécies ameaçadas da nossa região. Nosso objetivo é promover a conservação por meio da educação ambiental, começando dentro do ambiente universitário”, completou João Pedro. 

Kauan Florentino, também expositor do projeto, reforçou a importância da iniciativa. “Apresentar o EcoFauna foi uma experiência enriquecedora, pois permitiu compartilhar conhecimento e estimular o interesse dos alunos pela Zoologia e pela conservação da biodiversidade. O apoio institucional fortalece o engajamento acadêmico e amplia o impacto da pesquisa dentro e fora da universidade”, disse. Ele ainda explicou que a expansão do projeto para o registro de aves se deu pela necessidade de suprir lacunas no conhecimento da avifauna regional. “As aves são bioindicadores essenciais da qualidade ambiental, além de terem grande potencial para o ecoturismo e a educação ambiental”, pontuou. 

Gustavo Amorim, outro integrante do projeto, destacou como a exposição dos trabalhos acadêmicos encoraja mais alunos a se dedicarem à pesquisa. “Muitos estudantes não têm coragem ou incentivo para iniciar suas próprias investigações científicas. Espero que nossa experiência mostre que todos têm potencial para fazer a diferença, independentemente da área de atuação”, declarou. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas