Alunos do UniFOA elaboram aplicação inédita em artigo para Congresso Nacional de Engenharia

UniFOA

O curso de Engenharia  ABI (Área Básica de Ingresso) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) tem tido grande sucesso em proporcionar aos estudantes oportunidades que ampliam os horizontes do aprendizado.

Após dois artigos do curso serem aceitos no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM) e outros oito no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), o trabalho dos discentes Gabriel Rodrigues e Bruno Lima, do 4º período da Área Básica de Ensino (ABI), foi aceito pelo Congresso Brasileiro de Automática (CBA), que será realizado em outubro. A pesquisa desenvolvida pelos acadêmicos, liderados pelo professor Italo Pinto Rodrigues, explora uma aplicação inédita de um algoritmo de otimização utilizado para configurar uma Inteligência Artificial de modo a proporcionar melhor controle de equipamento na indústria siderúrgica.

O CBA, sediado no Centro de Convenções Windsor da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), é uma realização da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), sendo organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É considerado, desde 1976, o maior Congresso de Engenharia Elétrica do país.

O encontro é uma grande chance para alunos da Engenharia do UniFOA entrarem em contato com profissionais consolidados da área e observarem novas tendências da profissão atualmente e para o futuro:

Leia também:  Direito do UniFOA oferece prática forense para estudantes

“A oportunidade direcionada aos estudantes de desenvolver novos conhecimentos científicos e maximizá-los de forma a complementar a sua formação curricular são os grandes impactos gerado pela participação deles no Congresso. A matriz da engenharia ABI permite e fortalece o engajamento dos acadêmicos na pesquisa, tecnologia e inovação”, declarou Samantha Grisol, coordenadora da Engenharia ABI do UniFOA, orgulhosa pelos resultados alcançados pelos alunos.

Ao longo do artigo aprovado, os membros da equipe destrincharam o algoritmo de Otimização Extrema Generalizada (GEO) sendo aplicado, pela primeira vez, na indústria siderúrgica, na busca por soluções para melhorar a eficiência e a qualidade dos processos de produção. O objetivo principal era encontrar uma forma de utilizar esse recurso como um potencializador da produção de aço, visando reduzir custos e melhorar a qualidade do produto final.

Para concretizar essa ideia, eles realizaram diversos experimentos e simulações, ajustando parâmetros críticos e comparando os resultados com métodos tradicionais.

“Os resultados foram promissores. Eles nos mostraram que podemos trazer melhorias significativas para a indústria siderúrgica, sobretudo para diversificar a produção, trazendo mais eficiência para aumentar a quantidade e qualidade daquilo que é produzido na indústria siderúrgica”, explicou Gabriel, satisfeito com o desenvolvimento do trabalho e sua aprovação em um Congresso Nacional.

Italo, docente que norteou os estudantes nesse desafio, celebrou o resultado obtido pelos estudantes ao destacar o comprometimento de todos na elaboração da aplicação inédita:

Leia também:  “Partiu UniFOA”: evento auxilia estudantes do Ensino Médio na escolha profissional

“A possibilidade de realizar uma pesquisa de ponta é oferecida os estudantes de Engenharia desde os anos iniciais da graduação. Apesar de os estudantes estarem nos ciclos inicias do curso, demonstram bastante dedicação, comprometimento e disponibilidade aos projetos. Então, ficamos bem felizes de estarem conseguindo atingir excelentes repercussões em seus trabalhos”.

Os elogios do professor Italo aos estudantes não são por acaso. Gabriel e Bruno estão acumulando grandes conquistas no decorrer de suas trajetórias acadêmicas no UniFOA, pois também foram selecionados para o CONEM, sendo fruto da dedicação de ambos em suas formações ao intensificarem a busca incessante por novos conhecimentos para aplicá-los em projetos inovadores, apoiados e incentivados pelos docentes.

Bruno rasgou elogios a estrutura disponibilizada pelo curso de Engenharia do UniFOA e o empenho diário dos professores, como Italo:

“O curso de Engenharia do UniFOA, tem nos proporcionado um excelente suporte para participar de Congressos Nacionais na área. Com a ajuda dos professores, como o professor Italo que é altamente qualificado e sempre disponível para orientar e apoiar os alunos, o acesso a recursos acadêmicos é facilitado, incentivando a participação em eventos e pesquisas. Essa combinação de suporte institucional e orientação especializada tem sido fundamental para meu desenvolvimento acadêmico e profissional”.