O Prêmio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) premiou, como em todos os anos, os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) de ensino técnico, graduação, mestrado e doutorado do estado do Rio de Janeiro. O objetivo do evento é estreitar os laços do conselho com a comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção científica dos estudantes e seus professores.
A partir da seleção dos trabalhos realizados sob a responsabilidade das próprias instituições de ensino, a premiação reconhece os melhores em cada categoria e são premiados os alunos orientados e seus orientadores. Neste ano, o evento ocorreu no dia 11 de novembro e os alunos do curso de Engenharia Ambiental do UniFOA ganharam o prêmio, cujo tema foi “Avaliação de processos para tratamento de efluentes de coqueria/carboquímico aplicada ao estudo de caso de siderurgia”, tendo o professor Amarildo Ferraz como orientador.
A coordenadora de Engenharia Ambiental Samantha Grisol afirmou: “O CREA é a nossa instituição acreditadora, é quem nos autoriza o exercício da função e, assim, é uma voz fundamental na formação de engenheiros. Portanto, o reconhecimento do trabalho dos alunos e professores pelo CREA, faz com que eles acreditem que podem ir além e com potencial para contribuir ainda mais com o ambiente acadêmico e técnico”.
Os alunos autores do projeto vencedor Natane Caroline Vieira e Bruno Henrique Filgueira Azevedo, explicam que a proposta foi estudar várias técnicas de tratamento para efluente oriundo de processo industrial, onde a problemática vem em função da quantidade de carga de contaminantes na estação de tratamento biológico da siderurgia.
Para Bruno Henrique, foi muito importante ter o reconhecimento pelo trabalho desempenhado pela dupla, assim como Natane, que complementa dizendo que “a experiência foi magnífica, mesmo com a correria e responsabilidades do dia a dia, a participação no CREA-RJ trouxe ânimo para seguir adiante com o projeto e que futuramente pode se tornar um Mestrado.
Ana Bonifácio
Estagiária Jornalismo | 3 ano