O UniFOA em parceria com a SMAC – Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda iniciou nesta semana o projeto Nova Chance, uma iniciativa para capacitar e desenvolver as habilidades a quem deseja encontrar melhores oportunidades de trabalho na região.
Ao todo, foram selecionados cinco CRAS – Centro de Referência da Assistência Social nos bairros Vila Americana, Dom Bosco, Padre Josimo, Monte Castelo e Água Limpa. Neste primeiro contato, os interessados recebem orientações sobre a elaboração adequada de um currículo, e ainda participam de uma simulação de entrevista.
Na semana seguinte, são convidados para irem até o campus José Vinciprova, na Vila Santa Cecília, a fim de aprenderem sobre o uso da plataforma Linkedin. Também faz parte do programa um plano de ação para inserção no mercado ou até para projeto de transição de carreira.
A professora Daniele Archanjo, coordenadora do curso de Pós-Graduação do UniFOA acredita que a ideia do projeto seja muito pertinente, visto que as pessoas estão buscando recolocação profissional. “As oportunidades de emprego estão voltando, e o interessante é que estejam preparados”.
Para o assessor de RH da Instituição, Edson dos Santos, a ação é uma troca de vivências de fundamental importância no processo de aprendizagem.
– A teoria é muito válida porque traz informações, mas a simulação traz o entendimento. Buscamos orientá-los, mas ao mesmo tempo levá-los à prática, para aqueles que assistem, possam se colocar no lugar do outro – explicou o assessor.
Para o professor da Pós-Graduação, Lizandro Zerbone, é de grande importância a realização do projeto e o impacto que isso pode gerar na vida dessas pessoas.
– A FOA/UniFOA é sempre muito ativa na participação do desenvolvimento social de Volta Redonda. Ações como essa, que visam trazer um pouco mais de esperança e oportunidade para aqueles que são assistidos pelo CRAS, é muito gratificante para todos nós – comemorou – Temos pessoas aqui que estão depositando toda confiança no nosso trabalho e nas informações que vão contribuir para as oportunidades que terão no futuro.
Ana Correa, uma participante do projeto nunca teve a chance de participar de um processo seletivo. “Aprendi aqui coisas que até então eu não sabia, a partir de agora tenho certeza que conseguirei uma oportunidade de emprego”, comemora a jovem.
Jeniffer Marcato | Estagiária | Núcleo de Comunicação