Convênio com o Centro Universitário de Volta Redonda é o primeiro que a CSN realiza com uma instituição privada, dentro de todos os demais existentes em âmbito Nacional e Internacional que e empresa possui
Um convênio de cooperação técnica entre a FOA/UniFOA e a CSN na área de pesquisa e ensino foi assinado na tarde desta quinta-feira (17), nas dependências do Centro Universitário. Estiveram presentes, além do Presidente da FOA, Dr. Eduardo Guimarães Prado, a Magnífica Reitora Dra. Úrsula Amorim, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Dr. Bruno Gambarato, Dr. Chrysler Guimarães, Especialista em Desenvolvimento de Produtos e o Dr. Daniel Alexandre da Costa, gerente de Inovação e Tecnologia do Centro de Pesquisa, ambos da CSN.
Por meio de um amplo convênio, o UniFOA desenvolverá projetos de pesquisa relacionados às demandas da CSN, utilizando a infraestrutura de laboratórios das duas Instituições. Além disso, o UniFOA poderá oferecer cursos, formações e capacitações aos funcionários da CSN, de acordo com as demandas da empresa ao mesmo tempo que permitirá a realização de trabalhos, como dissertações de mestrado, projetos de pesquisa, desenvolvimento de produtos tecnológicos, inovação e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), todos relacionados à CSN.
O UniFOA e seus alunos ganham muito com esta importante parceria, porque permite que eles façam pesquisas relacionadas a problemas reais e que possam atender demandas diretamente da indústria na hora de desenvolver o TCC, sua iniciação científica e seus projetos de extensão”, explicou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Bruno Gambarato.
“Expandir as parcerias e aumentar os processos de cooperação interinstitucional, como este que foi feito entre a Instituição de Ensino e a CSN, é uma das muitas ações previstas no Novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UniFOA para os próximos cinco anos”, registrou a Magnífica Reitora Dra. Úrsula Amorim.
O caminho que o UniFOA quer dar ao aluno é um caminho diversificado, afirma o Presidente da FOA, Dr. Eduardo Prado: “Esta trilha de aprendizagem parte de um processo global para um específico, proporcionando ao estudante saber resolver problemas atuais, não somente identificar as situações de risco, reconhecendo a melhor solução para as diversidades que encontrar no mundo produtivo, porque o aluno começa a trabalhar em projetos e vivenciar esta realidade desde o primeiro dia de aula”.
O egresso de Direito Dr. Chrysler Guimarães, especialista em desenvolvimento de produtos da CSN, explica que “o centro de pesquisas é a universidade das empresas e nós acreditamos que a aproximação com as universidades vai trazer um salto tecnológico para os negócios. A empresa acredita muito nesta aproximação com os centros de tecnologia, tanto nacionais quanto internacionais.
Dívida antiga
Segundo Dr. Chrysler Guimarães, esta aproximação e convênio com o UniFOA “é uma dívida antiga da CSN, porque é o primeiro Centro Universitário privado que a gente está tendo a oportunidade de assinar um contrato em nossa região. O UniFOA é um Centro Universitário com referência em pesquisa, desenvolvimento, ciência, tecnologia e informação; a gente precisa realmente de alunos e pesquisadores que agreguem valores ao grupo da CSN, para realizar projetos de inovação e desenvolver tecnologicamente a empresa.”
Dr. Daniel Alexandre da Costa, gerente de Inovação e Tecnologia do Centro de Pesquisas da CSN explica que muitos alunos do UniFOA estão na empresa, e esse é o tipo de parceria muito importante para ambos os lados: “o aluno vivencia a realidade da empresa e a empresa está presente no centro universitário; é o estreitamento da relação ganha-ganha, onde podemos dispor dos nossos melhores equipamentos de ambos os lados e desenvolver novos projetos”.
Adriana Marins | Jornalista
Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA