FOA recebe Cônsul-Geral e Vice-Cônsul do Japão para estreitar laços de cooperação internacional

japão

A nossa Instituição recebeu com grande honra visita do Cônsul-geral e da Vice-cônsul do Japão, cujo consulado localiza-se no Rio de Janeiro, Takashi Manabe e Kana Hasegawa. O encontro teve como objetivo aproximar a FOA/UniFOA do governo japonês, abrindo caminhos para futuras parcerias em áreas como pesquisa, intercâmbio acadêmico e cooperação institucional.

Durante a visita, os representantes do consulado puderam conhecer as dependências da FOA/UniFOA, incluindo o parque tecnológico, os laboratórios, os Estúdios FOA e os espaços voltados à inovação e ao ensino. Também foi apresentada a trajetória da instituição, marcada pelo compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento regional e o fortalecimento da área da saúde.

O cônsul Takashi Manabe destacou a excelência da infraestrutura e o potencial da FOA para estabelecer colaborações com instituições japonesas. “Fiquei muito impressionado com as instalações da Fundação Oswaldo Aranha e com a estrutura da Universidade. Esta visita me proporcionou uma visão do alto comprometimento da instituição com a excelência acadêmica, a inovação tecnológica e o desenvolvimento regional. Fiquei honrado em conhecer o empenho da instituição em prol da valorização da educação, seja na formação de profissionais qualificados, na melhoria da infraestrutura, no aprofundamento da pesquisa acadêmica ou na promoção de serviços de saúde à população local”, afirmou.

Manabe também ressaltou que o contexto atual é muito propício para a criação de pontes entre os dois países. “O Japão e o Brasil têm aprofundado os intercâmbios em diversos campos, e em 2025 celebramos o 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações. Nesse sentido, acreditamos que há um grande potencial para parcerias nas áreas de ciência, educação e inovação. O governo japonês, inclusive, oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros, e os alunos do UniFOA podem participar do processo seletivo realizado pelo Consulado”, complementou.

O cônsul foi guiado pela reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, os pró-reitores da instituição e a superintendente executiva da FOA, Josiane Sampaio. Para a reitora, a presença do cônsul representa um marco na trajetória internacional da FOA. “Receber o cônsul do Japão, Takashi Manabe em nossa instituição é motivo de grande alegria e orgulho. Essa visita reforça o papel da FOA/UniFOA no cenário da educação superior como uma instituição aberta ao mundo, interessada em promover parcerias que ampliem as possibilidades acadêmicas e científicas dos nossos estudantes e docentes. Esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos passos rumo a colaborações internacionais com o Japão”, afirmou a Professora Ivanete Oliveira.

Com o olhar voltado para o futuro, a FOA segue investindo em conexões que valorizam o conhecimento, fortalecem o intercâmbio cultural e impulsionam a formação de cidadãos globais, prontos para transformar o mundo com responsabilidade, ética e inovação.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas