O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) recebeu, na última semana, representantes da recém-criada Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) de Volta Redonda para oficializar uma parceria voltada à capacitação de servidores públicos e instituições que atuam no combate à fome no município. A visita marcou o início do projeto para capacitação de servidores públicos que contará com o apoio acadêmico do curso de Nutrição do UniFOA, já foi aprovado institucionalmente.
Estiveram presentes o secretário de segurança alimentar, Fábio Buchecha; a subsecretária da SESAN, Wherica Teodoro; a pró-reitora de extensão do UniFOA, Ana Carolina Callegario; a reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira; o coordenador do curso de Nutrição, professor Alden Neves; e o professor Marcelo Mendes. O encontro consolidou o alinhamento entre as duas instituições na construção de ações voltadas à promoção da segurança alimentar.
A SESAN tem como missão garantir o direito à alimentação adequada e fortalecer políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social e econômica. Com o apoio técnico do Centro Universitário, a secretaria pretende capacitar os profissionais do Banco de Alimentos e representantes de instituições cadastradas no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VR), com foco em boas práticas de manipulação, higienização e reaproveitamento de alimentos.
“Estamos estruturando a secretaria para chegar até quem mais precisa. Para isso, é fundamental contar com instituições sérias e comprometidas como o UniFOA. Essa parceria nos dá o suporte técnico necessário para ampliar nosso alcance com qualidade e segurança”, destacou o secretário Fábio Buchecha.
O coordenador do curso de Nutrição, professor Alden Neves, reforçou o papel do UniFOA no desenvolvimento regional: “Essa parceria mostra que a universidade tem um papel essencial para além da sala de aula. Estamos prontos para contribuir com ações que impactam diretamente a saúde e a dignidade da população”.
Além da capacitação, a parceria também prevê o fortalecimento de iniciativas como hortas comunitárias, cozinhas solidárias, ações de compostagem e inclusão alimentar para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros projetos sustentáveis e sociais desenvolvidos pela SESAN.



