Na última quinta-feira, dia 12, o auditório William Monachesi, no campus universitário Olezio Galotti, em Três Poços, foi palco do FOA Summit, evento anual da Fundação Oswaldo Aranha (FOA). O encontro reuniu os funcionários da instituição para celebrar conquistas, apresentar uma nova fase marcada pela inovação, transformação e fortalecer o espírito de equipe em torno dos desafios e oportunidades que estão por vir.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação do manifesto “FOA – O Movimento que Transforma”, que simboliza as transformações que a Fundação vivenciou, tendo como maior investimento de sua história, o lançamento do Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) em julho deste ano, a aquisição de ativos hospitalares, as modificações na educação realizadas nos últimos anos que resultaram na conquista das notas máximas (5) dada pelo Ministério da Educação (MEC) ao Centro Universitário, assim como para o curso de Medicina, além de investimentos e melhorias em tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento pessoal.
O presidente da FOA, Eduardo Prado, destacou o impacto dessas transformações e agradeceu a dedicação de todos os funcionários:
“Transformação é uma das palavras que eu tinha em mente quando assumi a presidência, e fico muito satisfeito em ver que essa ideia ecoou em todos, estabelecendo a nova mentalidade da Fundação. Este evento é, acima de tudo, uma celebração do esforço coletivo. Quero agradecer profundamente a cada funcionário da FOA e aos Membros do Conselho que abraçaram as ideias propostas e contribuiu para que chegássemos até aqui. Juntos, vislumbramos um 2025 de ainda mais realizações.”
A parceria da Fundação junto ao Munícipio de Volta Redonda e o prefeito Neto também foi lembrada, como o mutirão de cirurgias de hérnia abdominal feita de forma inédita na região, a realização, com sucesso, das primeiras cirurgias robóticas custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ambos no H.FOA, o Conexão Mega Cidadania em conjunto com o Governo do Estado, através do deputado Munir Franscisco, entre tantos outros projetos que estão sendo desenvolvidos pelas instituições.
Durante o evento, Eduardo Prado fez questão de homenagear a reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, e todos os pró-reitores, reconhecendo o papel estratégico de suas lideranças para o avanço do UniFOA. O presidente também chamou ao palco os chefes de setor da FOA, o Diretor Executivo do H.FOA, Leonardo Prado, representando os funcionários e as lideranças do Hospital destacando a importância de suas contribuições para o funcionamento diário da Fundação.
“O sucesso da FOA é o resultado do empenho de cada um de vocês, que fazem a diferença nas suas áreas e contribuem para o alcance de nossos objetivos maiores. É um privilégio contar com profissionais tão dedicados, que levam adiante a missão da nossa Fundação com excelência e comprometimento,” afirmou o presidente.
A campanha “O Movimento que Transforma”, lançado oficialmente no FOA Summit, reflete o equilíbrio entre a valorização da história da instituição e o impulso inovador que guia sua trajetória. A nova campanha destaca a nova fase da Fundação, agora assumindo o status de holding, expandindo sua atuação e potencializando o impacto social na região Sul Fluminense através de uma gestão mais profissional e eficiente. Essa nova fase marca um novo capítulo na história da Fundação.
Além disso, também foram apresentadas as novas Missão, Visão e Valores que irão orientar a atuação da FOA nos próximos anos aos presentes:
- Missão: Promover avanços para a sociedade por meio da educação, saúde, pesquisa e inovação.
- Visão: Ser referência no desenvolvimento socioeconômico, promovendo bem-estar e cidadania.
- Valores:
Inovação: Atuar de forma pioneira e eficiente, criando transformações positivas e sendo referência em suas áreas de atuação.
Liderança: Ser protagonista nas mudanças sociais, sempre com foco no bem-estar da comunidade.
Ética e Transparência: Trabalhar com respeito, honestidade e compromisso com o bem comum.
Responsabilidade Social: Promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Tradição: Preservar a identidade histórica da FOA, reforçando seu papel como agente de transformação.
As conquistas de 2024 são mais do que uma celebração, é um marco em nossa trajetória. Com um olhar para o futuro, a FOA segue transformando vidas e construindo um legado de excelência, consolidando-se cada vez mais como referência em educação, saúde e inovação.