Curso de SI aposta em projetos práticos desde o início da graduação

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A nova matriz curricular do curso de Sistemas de Informação do UniFOA, implementada em 2024, tem se destacado por integrar aprendizado técnico e competências práticas desde o primeiro período. Estudantes são estimulados a desenvolver projetos reais que conectam habilidades técnicas ao mercado de trabalho e a demandas sociais, proporcionando uma formação robusta e aplicável.

De acordo com Carlos Eduardo, coordenador do curso, o formato de ensino baseado em projetos aumenta significativamente o engajamento dos alunos. “Eles veem na prática o produto que estão desenvolvendo, como websites criados ao longo dos semestres. No início, aprendem conceitos fundamentais como HTML, CSS e JavaScript, e desenvolvem sites básicos que vão sendo aprimorados gradativamente com novas tecnologias e funcionalidades”, explica.

Essa integração permite que os futuros profissionais não apenas dominem as ferramentas da tecnologia, mas também tenham um compromisso ético com o impacto de suas soluções. Para o professor Marcelo Passos essa nova matriz curricular não é apenas um avanço educacional, mas um salto para o futuro.

“Estamos formando não apenas tecnólogos, mas verdadeiros agentes de transformação, preparados para criar soluções tecnológicas que impactem o mundo de maneira positiva e sustentável”, disse.

No primeiro ano, os estudantes alcançam a certificação de desenvolvedor front-end, ao criar protótipos de websites que são disponibilizados online para testes de usabilidade. “Esse processo permite que os alunos recebam feedback de potenciais usuários e aprimorem os projetos, preparando-os para desafios mais complexos nos próximos períodos”, acrescenta Luciane Jasmin, professora no curso.

Os trabalhos apresentados pelos alunos abordam temas relevantes para a sociedade e o mercado de trabalho. Entre os destaques estão:

  • Website de coleta de lixo eletrônico: plataforma que incentiva práticas sustentáveis.
  • Plataforma de denúncia contra violência à mulher: um canal para reportar casos e buscar suporte.
  • Website de saúde mental: voltado para oferecer informações e suporte psicológico.
  • Ferramenta para montar computadores personalizados: ajuda o usuário a planejar configurações ideais com base em custo e desempenho.
  • Comparação de preços em supermercados: oferece aos consumidores uma maneira de economizar e planejar compras.

Além disso, um dos projetos sobre Viagens Sustentáveis, foi apresentado em um congresso acadêmico do UniFOA e resultou na publicação do artigo Prototipagem de um Website para minimizar o impacto ambiental em suas viagens, na área Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologia.

A matriz curricular incentiva os pilares de ensino, pesquisa e extensão ao envolver a comunidade externa. “A partir de problemas reais, os alunos desenvolvem soluções tecnológicas que impactam positivamente a sociedade. Eles também têm contato com a prática da pesquisa científica e publicações acadêmicas”, afirma Luciane Jasmin.

E complementa: “Antes, os produtos tecnológicos eram criados apenas no final do curso. Agora, os estudantes produzem artefatos desde os primeiros períodos, com um aprendizado que evolui de forma contínua, sempre conectado ao mercado de trabalho”.

A reformulação do curso demonstra que o UniFOA está alinhado às tendências de ensino superior, promovendo uma formação prática e inovadora para preparar os alunos para os desafios da área de tecnologia da informação.

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Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

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