Os professores do curso de Engenharia ABI desafiaram os estudantes a integrar conhecimentos de diversas disciplinas por meio do lançamento de foguetes de garrafa PET, equipados com sistemas CanSat. A iniciativa fez parte do módulo Resolução de Problemas na Engenharia, e teve como objetivo principal aproximar a teoria aprendida em sala de aula de aplicações práticas e reais, proporcionando uma experiência dinâmica e multidisciplinar aos alunos.
Os estudantes trabalharam conceitos de disciplinas como Física do Movimento, Ciência dos Dados, Matemática da Variação, Fundamentos da Administração e Economia, Engenharia Baseada em Aplicativos e Projeto. Cada equipe foi responsável por uma etapa do projeto, que envolveu desde a construção dos foguetes até a programação de sistemas eletrônicos baseados em Arduíno Nano, sensores de pressão e a coleta e análise dos dados obtidos durante os lançamentos.
De acordo com o professor Italo Rodrigues, a atividade também teve como meta o desenvolvimento de um Dashboard para exibir os dados coletados de forma visual e intuitiva. “Os estudantes tiveram a oportunidade de passar por todas as etapas do ciclo de vida de um projeto: levantamento de requisitos, simulação, construção do sistema e desenvolvimento do Dashboard. Eles puderam validar os resultados da simulação com os dados reais do lançamento, o que é essencial para consolidar o aprendizado,” explicou.
Para a professora Camila Hosken, a experiência trouxe um novo patamar de engajamento para os alunos. “Esse tipo de atividade, que combina aprendizado prático com resolução de problemas reais, é extremamente poderosa. Percebo os alunos muito mais motivados quando conseguem enxergar a aplicação dos conceitos teóricos em projetos concretos como o lançamento de foguetes,” destacou. Ela também reforçou o impacto positivo da metodologia ativa. “Ensinar de forma prática e contextualizada não só fixa os conceitos, mas também desperta o interesse pela ciência e engenharia, além de preparar os estudantes para lidar com problemas do mundo real.”
Ao longo do semestre, os alunos se envolveram em atividades que incluíram aulas práticas de física, programação, simulação e modelagem matemática. Os resultados reais obtidos nos lançamentos foram comparados com previsões geradas por ferramentas de simulação, promovendo reflexões profundas sobre a integração entre teoria e prática.
Segundo a coordenadora da Engenharia ABI, professora Samantha Grisol, a atividade foi resultado de um esforço conjunto entre os docentes do módulo. “O trabalho colaborativo entre professores e alunos foi essencial para o sucesso dessa experiência. Essa integração reflete o compromisso do UniFOA em oferecer uma formação que conecta a academia às demandas do mercado,” afirmou.
Os professores envolvidos no projeto – Camila Martins Hosken, Italo Pinto Rodrigues, Leonardo Simal Moreira, Marcello Almeida de Paula, Sérgio Ricardo Bastos de Mello – e a coordenadora Samantha Grisol, mostraram que iniciativas como essa reforçam o papel do UniFOA como um espaço de inovação e excelência acadêmica.
O projeto de lançamento de foguetes demonstrou que experiências práticas e desafiadoras podem transformar o aprendizado, promovendo não apenas a absorção do conhecimento, mas também o desenvolvimento de competências essenciais como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.