O curso de Educação Física do UniFOA se destacou ao ser premiado no VI Congresso Internacional de Educação Física e Desportos (CIEFD), realizado de 27 a 29 de novembro de 2024, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento, promovido pelo Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ, celebrou o cinquentenário do Instituto e reuniu importantes profissionais e pesquisadores da área.
Representando o UniFOA, os estudantes Fábio Fagundes e Aquila Fernandes, orientados pela professora Fernanda Leocádio participaram com um trabalho de intervenção pedagógica que foi classificado entre os cinco melhores do congresso e recebeu indicação para publicação na revista TEMAS do Colégio Pedro II. O projeto destacou-se ao abordar questões ambientais através das Práticas de Orientação, uma abordagem interdisciplinar da Educação Física que conecta educação ambiental e atividades pedagógicas inovadoras.
Fernanda, destacou a relevância da experiência para a formação dos alunos e para a interação com a comunidade: “Nosso trabalho é fruto de uma construção coletiva, em que buscamos sensibilizar nossos alunos para questões ambientais urgentes que impactam diretamente o bairro em que vivem. Foi incrível ver o engajamento dos estudantes e perceber como eles conseguiram provocar reflexões importantes entre os participantes.”
O projeto envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, que realizaram intervenções com alunos da rede pública municipal. A atividade se baseou no Esporte de Orientação — uma prática de aventura que lembra uma “caça ao tesouro” —, explorando questões como ocupação desordenada das margens do rio Paraíba, desmatamento de matas ciliares e queimadas que atingiram a região.
Fernanda comentou a complexidade da proposta: “Utilizar as Práticas de Orientação foi essencial para trabalhar a interdisciplinaridade, conectando a Educação Física à Educação Ambiental de forma criativa e reflexiva. Conseguimos demonstrar que a Educação Física vai além do movimento corporal; ela também é uma ferramenta de transformação social e ambiental.”
Ao ser questionada sobre o impacto do reconhecimento, Fernanda destacou: “Apresentar o trabalho ao lado de doutores e mestres é uma experiência enriquecedora, mas ver nossos alunos — ainda na graduação — conquistando espaço nesse cenário é extraordinário. Eles mostraram que a dedicação e o suporte de uma equipe comprometida podem gerar resultados impressionantes. Esse prêmio é de todos nós.”
Fábio Fagundes, um dos estudantes participantes, reforçou o impacto da experiência: “A oportunidade de estar em um congresso internacional apresentando um trabalho premiado foi indescritível. Agradeço à UniFOA e à professora Fernanda pelo apoio desde o início. Foi inspirador estar entre profissionais renomados e perceber que estamos no caminho certo.”
Aquila Fernandes, também estudante, destacou o crescimento proporcionado pela participação: “Foi uma experiência enriquecedora tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal. Apresentar um trabalho e ser reconhecido em um evento desse porte mostra que estamos construindo algo significativo. A troca de conhecimentos com outros profissionais foi incrível.”
Para Silvio Vilela, coordenador do curso de Educação Física do UniFOA, o resultado reafirma o compromisso da instituição com a formação de qualidade: “Buscamos fortalecer o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, mantendo o equilíbrio entre esses eixos na formação de nossos estudantes. Participar de um congresso como esse e ser premiado é um reflexo do trabalho sério que desenvolvemos.”
A experiência, além de consolidar a qualidade do curso de Educação Física do UniFOA, demonstra como a união entre acadêmicos e comunidade pode gerar resultados significativos, promovendo reflexões e transformações em diversas esferas.