Atividades acadêmicas que integram teoria e prática são essenciais para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir com transformações positivas na sociedade.
Esse é o objetivo do Estação UniFOA, evento promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) ao final de cada semestre para os estudantes dos cursos de Educação à Distância (EaD). Mais do que um seminário de apresentação de projetos, o encontro busca acolher os estudantes, promovendo a integração entre eles e a vivência nas estruturas do campus.
No último sábado, 7, o Estação UniFOA reuniu estudantes de diferentes áreas para apresentar projetos desenvolvidos ao longo do semestre, com aplicação prática e impacto social. O evento, contou com a participação de alunos das Escolas de Negócios, Engenharia e Tecnologias.
Para Italo Rodrigues, professor do curso de Engenharia, esta edição foi particularmente significativa, pois marcou a primeira apresentação após a atualização da matriz curricular dos cursos de Engenharias (Civil, Produção, Computação) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
“Foi perceptível a dedicação dos estudantes em realizar um trabalho prático, seja de Engenharia, seja de desenvolvimento de software. Na Engenharia, os alunos resolveram problemas de modelagem orientados a dados, utilizando ferramentas de cálculo e física para demonstrar a importância do monitoramento de informações. Já nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os projetos abordaram soluções para problemas reais do mercado”, destacou o professor.
A Escola de Negócios também trouxe projetos de grande relevância. De acordo com o professor Dr. Koffi Djima Amouzou, coordenador dos cursos digitais da Escola de Negócios, 12 iniciativas baseadas em princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) foram apresentadas, destacando-se pela ênfase em responsabilidade social e sustentabilidade.
“Esses projetos visam promover transformações significativas na sociedade, especialmente na região Sul Fluminense, ao abordar dimensões econômicas, sociais, culturais e geográficas. Além disso, eles integram extensão e aprendizado prático, com impacto direto em comunidades carentes”, afirmou o coordenador.
Com a presença de estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Gestão de Recursos Humanos (Escola de Negócios); Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia de Computação (Escola de Engenharia); e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Escola de Tecnologias), garantiu um intercâmbio rico de ideias e soluções criativas para desafios contemporâneos com a diversificação de áreas.
A Estação UniFOA reafirma o compromisso do Centro Universitário em integrar ensino, pesquisa e extensão, criando oportunidades para a aplicação prática do conhecimento. Com isso, a instituição contribui para a formação de futuros profissionais comprometidos com a eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social, consolidando seu papel como agente de desenvolvimento regional.